Maceió registra 425 casos de dengue nos três primeiros meses de 2015

Imagem ilustrativadengue

A Diretoria de Vigilância à Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou de janeiro até o dia 04 de abril (13ª semana epidemiológica) 425 casos de dengue em Maceió com uma média de 140 casos por mês.  Da febre chikungunya, doença que é transmitida pelo mesmo mosquito, foram notificados três casos que estão em investigação.

Durante todo o ano de 2014 foram notificados autóctones suspeitos da febre chikungunya. Desses 07 casos foram descartados e cinco estão em investigação. Não houve casos de “importados”.

Dados de outubro do ano passado do Ministério da Saúde dão conta de que os casos comuns aos dois gêneros se concentram na Bahia, onde foram infectadas mais de 450 pessoas em 2014. No Amapá, fronteira com a Guiana Francesa, 330 pacientes também registrados nos dez primeiros meses de 2014.

O Ministério informou no mesmo período de 2014 que o país atende quase 40 outros casos “importados” de infectados que contraíram a doença em viagens para a República Dominicana, Haiti, Venezuela, Guiana Francesa e em algumas ilhas do Caribe.

A análise por Distrito Sanitário demonstra no Boletim Epidemiológico da SMS que o 2º distrito (Centro, Pontal da Barra, Trapiche, Ponta Grossa, Levada e Vergel do Lago) teve o maior número de casos notificados (122 casos; 33%) em relação ao total do município, seguido dos distritos 5º (Jacintinho, Feitosa, Barro Duro, Serraria e São Jorge) e 7º (Santos Dumont, Clima Bom, Santa Lúcia, Cidade Universitária e Tabuleiro dos Martins).

A análise por Distrito Sanitário também demonstra o 2º e 3º com maiores incidências (focos do mosquito): 12,14 casos/100mil hab. E 6,76 casos/100mil habitantes, respectivamente. Entre os bairros destacam-se Jacintinho, Vergel do Lago, Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes.

Casos graves e óbitos

Foram confirmados dois casos de dengue com sinal de alarme no 2º Distrito Sanitário, no bairro da Levada; no mesmo período em 2014 foram confirmados dois casos de dengue com sinal de alarme e um caso de dengue grave. Existem três casos de óbitos em investigação, que devem ser confirmados ou descartados mas próximas semanas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos