Trabalhador poderá aplicar até 30% do FGTS

O conselho curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) autorizou, nesta terça-feira (26), a transferência de até R$ 10 bilhões do FI-FGTS para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em contrapartida pra aprovar a medida, o Ministério da Fazenda – segundo representante da CUT no conselho, Jacy Afonso de Melo – garantiu que os trabalhadores vão poder investir até 30% do saldo da sua conta no FGTS em um fundo de investimentos, o que permitirá elevar o rendimento do dinheiro aplicado.

A criação desse fundo já foi autorizada pelo conselho em 2009, mas ela não foi concretizada porque houve impasse entre a Caixa, que administra o FGTS, e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), xerife do setor sobre a forma como se dariam os investimentos e, principalmente, o resgate nos casos de demissão.

Isso porque muitas das empresas sócias do FI-FGTS não têm ações na Bolsa, o que dificulta a precificação e a liquidez das cotas do fundo. A solução apresentada pela Caixa foi de o novo fundo se limitar somente em dívidas de empresas que estão na carteira há mais de um ano, em vez de ações, o que facilitaria atribuir preço às cotas.

O risco da aplicação seria, portanto, o calote das empresas e não mais o desempenho das companhias na Bolsa – como ocorre com as aplicações do FGTS em ações da Vale e Petrobras, as únicas operações que foram permitidas para os trabalhadores até hoje.

Fonte: Correio24horas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos