Segunda fase da Operação Cleptus prende líder de quadrilha que agia em três estados

Quatro integrantes do bando já haviam sido presos em junho.

PRF/ArquivoOutros quatro foram presos no mês de junho

Outros quatro foram presos no mês de junho

Dois homens acusados de integrar uma quadrilha que agia praticando assaltos nas BRs, nos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, foram presos na tarde desta sexta-feira (24), em Caruaru/PE. Um deles era o líder do bando. A ação, que faz parte da Operação Cleptus e está em sua segunda fase, conta com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gcoc) do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), da 17ª Vara Criminal da Capital, e da Secretaria de Defesa Social de Alagoas, através das polícias Civil e Militar.

Após levantamento de informações, os mandados de prisão foram expedidos e os foragidos capturados por policiais rodoviários federais em Caruaru. Eles já haviam fugido para os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte durante a primeira fase da Operação Cleptus, em junho deste ano, mas hoje foram capturados em sua base de ação.

Ambos os presos tem 39 anos. Apesar de os dois serem procurados pela Justiça, o líder da quadrilha, era o mais perigoso. Ele já cumpriu pena nos sistemas prisionais de Pernambuco, da Bahia, de Alagoas, do Tocantins e de Goiás. Mesmo de dentro da cadeia, comandava os crimes. Atualmente já estava com três mandados de prisão em aberto expedidos pelas comarcas de Agrestina/PE,  Jupi/PE e um terceiro da 17ª Vara Criminal da Capital alagoana. Entre as acusações contra ele estão roubo e furto de veículos, roubo e venda das cargas roubadas, tráfico de drogas e adulteração veicular.

Leia também:
Operação integrada desarticula quadrilha que atuava em três estados

A operação Cleptus, batizada em referência ao verbo grego Kléptes, que significa “mania de roubar”, começou a ser planejada em março deste ano após assalto a um carregamento de cigarros, na BR 101, em Alagoas. Outros crimes foram associados à quadrilha e, no mês de junho, foi desencadeada a primeira fase da ação.

Pai, líder do bando; dois filhos, esposa e amante faziam parte do grupo de assaltantes interestaduais. Os dois filhos já estavam presos, acusados de tráfico de drogas, em presídios de Alagoas e de Goiás quando a Cleptus teve início. Já as duas mulheres, juntamente a mais dois integrantes do bando, foram presas na primeira fase da operação. Na época, houve cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão nas cidades de Maceió/AL e de Caruaru/PE.

Os presos na ação de hoje foram levados para a Central de Flagrantes, em Caruaru/PE.

Fonte: PRF

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos