Hospital Helvio Auto é o único serviço do Estado a oferecer atendimento a pessoas que sofreram exposição ao risco de HIV 24h por dia

Qualquer pessoa que foi exposta ao risco por meio de relações sexuais desprotegidas pode procurar atendimento no HEHA independente do horário

Ana Paula Tenóriotestagem HIV Hospital Helvio Auto

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), referência em Alagoas no tratamento de doenças infectocontagiosas, é o único serviço de saúde do estado que atende pessoas que foram expostas ao risco de contraírem HIV por relações sexuais consentidas, em regime de urgência, 24 horas por dia. Desde 2011, qualquer pessoa que teve relação sexual de risco passou a ter direito ao tratamento. A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é realizada no Pronto Atendimento da unidade. Além da profilaxia para o HIV, outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são evitadas com a administração da medicação.

            Ao chegar ao Hospital Helvio Auto (HEHA), o usuário deve ir à recepção e explicar o motivo da procura. Mesmo sem um encaminhamento, um prontuário será aberto e ele será conduzido ao Pronto Atendimento do HEHA. O aconselhável é que a pessoa procure o hospital até 72 horas após a exposição ao risco, mas o ideal é que seja até duas horas depois.

            Atualmente dois serviços de saúde em Maceió dispõem deste atendimento para a população: o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), das 7h às 18h e o Hospital Escola Dr. Helvio Auto é o único a atender em caráter de urgência 24 horas.

Para a gerente técnica-médica do Hospital Helvio Auto, infectologista Rosileide Alves, a implantação do projeto de um ambulatório específico para este tipo de atendimento trará incontáveis benefícios aos usuários do SUS. “Desde que foi instituída a Profilaxia Pós-Exposição pelo Ministério da Saúde o Hospital Helvio Auto vem atendendo os usuários no Pronto Atendimento, seguindo todos os protocolos determinados. No momento, estamos aguardando a implantação do projeto pela Secretaria de Estado da Saúde que cria um Centro Humanizado de Atenção Integrada à Saúde (Cais), onde as pessoas que sofreram exposição aos diversos tipos de risco serão atendidas por uma equipe multidisciplinar especializada em um espaço destinado só para elas, o que trará um ganho inestimável para a procura e adesão ao serviço, além do bem-estar e satisfação da população”, concluiu a gerente técnica-médica do HEHA Rosileide Alves.

Assim que o usuário é atendido pelo médico no HEHA, será avaliado o grau de risco da exposição sofrida e prontamente efetuadas as profilaxias para DSTs, administrados antivirais para o HIV, além da realização das sorologias para HIV, hepatites virais, sífilis e ainda prevenção para hepatite B.

Após o atendimento, o usuário recebe uma prescrição médica junto com toda a  medicação necessária para o tratamento nos primeiros sete dias, com orientação para retorno ao Pronto Atendimento para dar continuidade ao acompanhamento médico. Deve-se tomar a medicação preventiva ao longo de 28 dias ininterruptos e de acordo com os novos parâmetros do Ministério da Saúde, o usuário deve permanecer com acompanhamento médico por três meses.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos