Vereador propõe sessão pública para discutir aparecimento de tubarões

Após uma nova captura do animal no bairro do Pontal, Silvio Camelo cobra estudo dos órgãos ambientais

Ascom Câmara Silvio Camelo (PV),  integrante da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Maceió,

Silvio Camelo (PV), integrante da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Maceió,

O vereador Silvio Camelo (PV), que é integrante da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Maceió, requereu a realização de uma sessão pública para discutir o recorrente aparecimento de tubarões nas praias da capital. Na noite da última terça-feira, pescadores do bairro do Pontal encontraram um tubarão medindo cerca de três metros e com peso aproximado de 200 quilos.

Ele voltou a cobrar dos órgãos ambientais providências para que sejam apontadas as causas do problema.

Camelo vai dar entrada em um requerimento junto aos órgãos ambientais municipal, estadual e federal para que se apure o que está provocando o surgimento do animal na costa do Estado, fenômeno que não é comum.

“Não se pode mais ignorar esses fatos, é necessário ver o que está acontecendo. Pode ser algum desequilíbrio na cadeia alimentar ou alguma outra mudança no ecossistema marinho. Não é a primeira vez que isso acontece. Será que os órgãos vão esperar ocorrer um ataque a banhistas ou pescadores para agir?”, questiona.

O parlamentar defende que seja feito um estudo aprofundado e que os órgãos orientem a população sobre os cuidados necessários.

Ele lembrou ainda casos recentes de aparecimento de tubarões, como o que foi encontrado na LagoaManguaba, em Marechal Deodoro, no primeiro semestre, e na Praia de Ponta Verde, área turística e de grande fluxo de banhistas.

Camelo ressaltou que isso não é um fato natural e que deve ser encarado com preocupação por parte das autoridades ambientais para “se precaverem e evitarem, no futuro, o registro de ataques de tubarões a banhistas como já aconteceu em Recife”, emendou.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos