Braskem realiza plantio de árvores no Cinturão Verde

Espécies são provenientes da Mata Atlântica e fazem parte do projeto de Captura do Carbono

BraskemCinturão Verde

Cinturão Verde

Tornar os eventos realizados pela empresa, eventos neutros na emissão de carbono, sempre foi uma das preocupações da Braskem. E foi com este objetivo, o  de compensar a emissão de gás carbônico (CO2) decorrente da realização da solenidade de entrega do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, realizado no mês de junho deste ano, que a Braskem promoveu um plantio simbólico de 50 mudas de árvores na Estação Ambiental Cinturão Verde – reserva da biosfera da Mata Atlântica.No plantio estavam presentes integrantes da empresa, parceiros, convidados e estudantes de escolas públicas situadas nos bairros do Trapiche e do Pontal da Barra.

A ação, que também faz parte das comemorações do Dia da Árvore, comemorado no dia 21 deste mês, visa conscientizar a população para o tema da sustentabilidade. Para realizar nesta iniciativa, a neutralização da emissão de gases na cerimônia do prêmio, foi calculado o montante de gás carbônico emitido pelos meios de transporte dos convidados, utilizado durante o percurso de suas casas até o local do evento da noite de premiação.

A coleta de dados foi captada pelo Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA), que calculou a quantidade emitida de gases do efeito estufa, representado em dióxido de carbono equivalente. O número foi revertido em quantidade de mudas de árvores necessárias para neutralizar o gás emitido.

“No total foi recomendado o plantio de mil mudas de árvores das espécies Ipê, Craibeira e Aroeira, que serão plantadas no próximo inverno de 2016, período mais adequado para garantir a sobrevivência da planta devido a drenagem do solo, pelas chuvas”, afirma Alexandra Pinto, do IPMA.

A ação de plantio das 50 mudas proporcionou aos estudantes uma aula de campo, voltada à educação ambiental, a fim de despertar o interesse deles na conservação e preservação do meio ambiente. A  Estação Ambiental do Cinturão Verde foi o local escolhido para receber essas primeiras árvores da etapa do projeto, devido o espaço permitir um controle do desenvolvimento das árvores e cuidados como irrigação e preparo do solo.

Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 53 bilhões, é a maior produtora mundial de biopolímeros – polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde), com capacidade de 200 mil toneladas anuais. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com cerca de 8 mil integrantes e opera 36 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA e Alemanha. Lidera ainda a construção de um complexo industrial petroquímico no México, em parceria com a mexicana Idesa, cujo investimento é avaliado em R$ 15 bilhões.

Fonte: Braskem

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos