Ministério Público Estadual fiscalizará eleição unificada para conselheiros tutelares em Alagoas

Ascom MPPromotor Luiz Medeiros

Promotor Luiz Medeiros

Pela primeira vez na história o Brasil vai ter uma data unificada para a eleição dos Conselhos Tutelares existentes em todos os estados da Federação. Neste domingo (04), apesar do voto ser facultativo, os eleitores vão escolher cerca de 30 mil novos conselheiros no País. Em Alagoas, as centenas de candidatos vão disputar uma das 575 vagas disponíveis. E para fiscalizar o pleito, o Ministério Público Estadual (MPE/AL) estará de plantão em todas as promotorias de Justiça. O objetivo é garantir a lisura do processo de escolha dos futuros conselheiros.

Em Maceió, cinco promotores de Justiça serão responsáveis pela fiscalização da eleição e vão visitar os 37 locais de votação durante o próximo dia 03. Sob a coordenação de Luiz Medeiros estarão José Carlos Castro, Micheline Tenório, Jamyl Gonçalves, Alessandra Beurlen e Cíntia Calumby.

“Estaremos vigilantes para evitar que quaisquer irregularidades aconteçam. Sabemos que a eleição para conselheiros tutelares tem bastante envolvimento de vereadores e a gente quer impedir essa ingerência política. O pleito tem que ser limpo e jamais pode beneficiar candidato A ou B. É importante ressaltar que as pessoas eleitas vão trabalhar na aplicação das medidas de proteção e na garantia dos direitos da criança e do adolescente”, destacou Luiz Medeiros.

O interior também estará sendo acompanhado pelo MPE/AL. Os promotores naturais de cada promotoria vão estar nas suas cidades para fazer o trabalho fiscalizatório.

Maceió e interior

A capital alagoana terá 37 locais de votação e os eleitores vão escolher os 50 novos conselheiros que trabalharão nos 10 conselhos tutelares de Maceió. 116 candidatos disputam a função.

Já no interior a concorrência será para os outros 525 cargos dos demais 105 conselhos tutelares. O processo de escolha dos novos conselheiros vai acontecer das 08h às 17h em todo o Estado.

“Vale a pena lembrarmos que o eleitor tem que levar o título ou qualquer outro documentação oficial de identificação com foto e que ele só poderá votar na região administrativa onde mora”, alertou o promotor Luizs Medeiros.

Fonte: Ascom MP

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos