Estande da Rede Feminina de Combate ao Câncer em shopping realiza encaminhamento para mamografia

Exame pode ser realizado no mesmo dia em unidade da Santa Casa de Maceió

O alerta é do Instituto Nacional do Câncer: 50% das mulheres diagnosticadas com câncer no Brasil encontra-se com a doença em estágio avançado. O número foi apresentado pelo oncologista Marcos Davi Melo em encontro da direção da Santa Casa de Maceió com a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

O encontro reuniu o provedor Humberto Gomes de Melo; o diretor médico Artur Gomes Neto; o diretor administrativo financeiro Dácio Guimarães; o superintendente de Engenharia e Infraestrutura Carlos André; o oncologista Marcos Davi, co-gestor do Instituto de Radioterapia, e a coordenadora da Oncologia, Aisha Gois. Liderando as voluntárias da Rede Feminina, a presidente da entidade Fátima Canuto.

Ascom Santa CasaProvedor Humberto Gomes (E) ao lado de Fátima Canuto, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, e voluntárias

Provedor Humberto Gomes (E) ao lado de Fátima Canuto, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, e voluntárias

Na oportunidade, a equipe da Rede Feminina recebeu diversas informações sobre como as mulheres podem ter acesso aos exames de mamografia na Santa Casa de Maceió e sobre a linha de cuidados oncológicos, que inclui diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos para adultos e crianças, disponíveis de forma integral e equânime tanto para o Sistema Único de Saúde (SUS), como para convênios e particulares.
No evento foi confirmado que a Secretaria de Saúde de Maceió disponibilizou 1000 mamografias para o SUS este mês. Em outubro, até mesmo a rotina de requisição foi desburocratizada.

“Em outubro as voluntárias da Rede Feminina podem assinar os formulários de encaminhamento para mamografia”, explicou a coordenadora da Oncologia, Aisha Gois. Nos outros meses, são disponibilizadas 100 requisições de mamografia, que devem ser assinadas por um médico ou enfermeiro em postos de saúde. O curioso é que sobram requisições, já que a procura é menor.

Neste sentido, Fátima Canuto anunciou que o estande da Rede Feminina no Maceió Shopping recebeu os formulários de encaminhamento para mamografia. Na Unidade Rodrigo Ramalho, na Avenida Assis Chateaubriand (orla do bairro Prado) as usuárias realizam o exame no mesmo dia.

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos