Ministro defende opção de aborto em caso de fetos com microcefalia

Quésia Melo/G1Ministro da Cultura, Juca Ferreira, esteve no Acre para mobilização contra o Aedes

Ministro da Cultura, Juca Ferreira, esteve no Acre para mobilização contra o Aedes

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participou neste sábado (13) da ação contra o Aedes aegypti em Rio Branco, capital do Acre. Durante coletiva, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Praça da Juventude, no bairro Cidade Nova, ele defendeu a opção de aborto em caso de fetos com microcefalia. “Não podemos obrigar uma mãe a ter um filho com microcefalia”, declarou.

O ministro ressaltou que essa é a opinião pessoal dele sobre o assunto. “Acho que essa rigidez sobre o aborto tem que ser revista. Eu, pessoalmente, sou favorável a uma revisão para que a mulher possa optar por fazer ou não, mas isso é uma posição pessoal minha e não do governo federal. Não há nenhum posicionamento oficial sobre o assunto”, esclareceu.

O ministro falou também sobre a força da campanha que ocorre simultaneamente em todo o Brasil. “A população precisa vigiar, não só hoje, mas todos os dias. O sucesso dessa campanha é exatamente essa mobilização da sociedade para combater o mosquito e permitir que a gente elimine essa ameaça das doenças que esse mosquito pode transmitir”, acrescentou.

O governador do Acre, Tião Viana, falou da importância da ação no estado. “Temos que celebrar porque o Acre é um estado que ainda não tem nenhum caso de zika vírus. Não temos talvez porque foi o estado que mais investiu em saneamento básico do Brasil. Precisamos também que a população ajude no combate, porque 30% dos casos de transmissão ocorre nos quintais. A população é parte muito importante”, disse.

No Acre 1, 5 mil militares participam da atividade, segundo o 4° Batalhão de Infantaria de Selva (BIS). A mobilização ocorre simultaneamente em 350 municípios do país e conta com a participação de 220 mil militares das Forças Armadas.

No Acre, o efetivo disponibilizado na mobilização está distribuído entre os municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro, Assis Brasil, Santa Rosa do Purus, Epitaciolândia e Brasileia.

Segundo o comandante do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS), Medeiros Júnior, o trabalho no Acre ocorre de forma ampla tanto pelo 4º Bis em Rio Branco, em conjunto com o 7º BEC, quanto nas cidades onde há destacamentos de fronteira.

“Junto com agentes de Saúde das secretarias municipal e estadual, além de bombeiros, militares e outros parceiros como Correios, Embrapa entre outros. Essas pessoas estão trabalhando de forma integrada conosco para esclarecer a população quanto aos procedimentos e medidas que combate aos focos de proliferação do Aedes aegypti”, explicou.

Mobilização em Rio Branco
Na capital acreana, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, além de 400 militares do Exército, 270 agentes de endemias, 687 agentes comunitários devem auxiliar também no trabalho. Além desses, Rio Branco também conta 80 bombeiros.

Os bairros atendidos são Oscar Passos, Cidade Nova, Aeroporto Velho, Montanhês, Jorge Lavocat, Caladinho, Santa Inês, Calafate, Wanderley Dantas, Cadeia Velha, Conjunto Universitário e Preventório.

Dengue, chikungunya e zika no Acre
Dados da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) mostraram que, em janeiro deste ano, as suspeitas de dengue aumentaram 180% em relação ao mesmo período de 2015. Conforme o boletim epidemiológico, divulgado nesta sexta-feira (12), as notificações da doença passaram de 319, no ano passado, para 895.

As suspeitas de febre chikungunya também sofreram aumento. A quantidade de registros de janeiro deste ano – 99, no total – superaram todas as notificações do ano anterior – 56 suspeitas entre fevereiro e dezembro de 2015.

Já em relação à zika, no estado, foram notificados 106 casos suspeitos da doença entre novembro de 2015 e janeiro de 2016. Todos seguem em investigação epidemiológica e laboratorial, segundo o boletim. Até o momento, não há nenhuma confirmação.

Combate ao Aedes no Brasil
A mobilização faz parte do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia, lançado em dezembro do ano passado. O objetivo do evento é alertar a população sobre a importância do combate ao mosquito. Mais de 3 milhões de residências serão inspecionadas por agentes de combate a endemias e de saúde em todo o país.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos