Receita Federal em Maceió recebe mais de 222 mil declarações do IRPF em Alagoas

O volume de declarações entregues foi praticamente igual ao do ano passado e abaixo do esperado em 2016

Balanço da Receita Federal em Maceió mostra que, de 1 de março a 29 de abril,  foram entregues 222.660 declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) no estado de Alagoas.  No mesmo período do ano passado, foram entregues 212.384 declarações. Com este desempenho, Alagoas caiu uma posição no ranking nacional,  passando da 20ª para a 21ª.

A comparação entre os dois períodos revela que, neste ano, foram entregues apenas 276 a mais, ou seja, praticamente não houve crescimento. Revela também que outras 7.340 declarações não foram entregues no prazo, considerando que o órgão estimava receber 230 mil declarações. 

Segundo o delegado Plínio Feitosa, embora a expectativa não tenha sido alcançada, o resultado pode ser considerado positivo. “O número de declarantes foi superior ao do ano passado, mesmo com a perda de muitos empregos causada pela crise econômica que atingiu todo o país”, avaliou. 

O balanço do fisco federal mostrou ainda que, em 2016, cresceu o número de declarantes que deixou para enviar a declaração no último dia do prazo. No ano passado foram 32 mil, neste ano 41 mil. 

Entrega após o prazo. Quem perdeu o prazo deve acessar o site da Receita Federal e baixar o programa do IRPF 2016 e o Receitanet. Depois é só preencher e enviar a declaração à Receita. A multa pelo atraso será calculada e emitida pelo próprio Programa Gerador da Declaração – PGD. O valor da multa pode variar de 1 a 20% sobre o imposto devido. Não existindo imposto devido, a multa será R$ 165,74.

Formas de apresentação. A declaração pode ser feita pelo computador mediante a utilização do PGD relativo ao exercício de 2016; pelo aplicativo M-irpf por meio de dispositivos móveis, tablets e smartphones,  utilizando o serviço “Fazer Declaração”, no APP IRPF;   on-line utilizando o serviço “Declaração IRPF 2016 on-line”no Portal e-CAC, acessado com certificado digital; e por mídia removível (pen drive, disco rígido externo etc.) que deve ser entregue em uma das unidades de atendimento da Receita Federal.  

Retificadora. O contribuinte que enviou a declaração incompleta para escapar da multa precisa fazer uma retificadora com todas as informações. O mesmo procedimento deve ser aplicado às declarações que já estão na malha, preferencialmente, antes de a Receita fazer o procedimento de ofício. Pois, neste caso, haverá também aplicação de multa de até 225% sobre imposto apurado e não pago.

Restituição. O primeiro lote de restituição será pago no dia 15 de junho. A restituição dos demais lotes será nas seguintes datas: 15 de julho, 15 de agosto, 15 de setembro, 17 de outubro, 16 de novembro e 15 de dezembro. Pessoas com 60 anos ou mais, ou com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave cujas declarações não tenham caído na malha fiscal vão receber suas restituições logo nos dois primeiros lotes. 

As demais restituições serão pagas nos lotes seguinte de acordo com a ordem de entrega da declaração. Se a declaração for retificada, a data de entrega considerada pela Receita, para efeito de restituição, será a da retificadora.

Histórico do movimento do IRPF em Alagoas nos últimos cinco anos
Exercício
Declarações entregues
2016
222.660
2015
222.384
2014
212.517
2013
202.812
2012
198.174

Para tirar todas as dúvidas sobre o IRPF, o declarante pode consultar o endereço eletrônicohttp://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2016/perguntao/perguntao

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos