H1N1: fim do prazo leva centenas de pessoas aos postos a procura de vacina

Roberto Lopes/CortesiaPessoas tentam garantir vacina H1N1 nos postos de Maceió

Pessoas tentam garantir vacina H1N1 nos postos de Maceió

Maceió volta a registrar filas e confusão na rede pública de saúde com pessoas que tentam a vacina contra o vírus H1N1. Nesta quarta, 18, há registro de longas filas na maioria das unidades de saúde. O prazo para vacinação é encerrado oficialmente na próxima sexta, dia 20.

Na Unidade de Saúde da Pitanguinha, crianças e idosos, que integram o grupo prioritário da vacina, enfrentaram uma longa fila ao sol para tentar garantir a imunização. Por volta das 11h, não havia mais vacina. No Hamilton Falcão, no Complexo Habitacional do Benedito Bentes, a desinformação fez aumentar o coro dos insatisfeitos. A direção da unidade está distribuindo 100 fichas/dia, provocando reclamações.

A reportagem do Alagoas 24 horas tentou contato com a Secretaria de Saúde de Maceió para saber se a vacinação será prorrogada e a Secretaria informou que não há previsão de prorrogação da vacinação e que isto só ocorrerá via Ministério da Saúde.

De acordo com a Coordenação do Programa Nacional de Imunização da SMS, 70,35% do público alvo da campanha já havia sido vacinado até o dia 16. Esse percentual corresponde a 128.984 pessoas. A meta do Ministério da Saúde é de vacinar, no mínimo, 80% dos grupos prioritários.

A vacina Influenza é indicada apenas aos grupos prioritários, ou seja, crianças na faixa etária de zero a cinco anos; idosos a partir de 60 anos; gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê até 45 dias após o parto), e comunidades indígenas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos