Projeto Claricena é atração do Teatro Deodoro é o Maior Barato

Jean AlmeidaAnderson Vieira é o diretor do espetáculo

Anderson Vieira é o diretor do espetáculo

O projeto Claricena volta ao palco do Teatro Deodoro com o espetáculo Granja dos Corações Amargurados, texto inspirado no conto O ovo e a galinha, da obra Felicidades Clandestinas, de Clarice Lispector, e construído pelos próprios atores, alunos da Universidade Federal de Alagoas. A estreia será na próxima quarta-feira, 25, na programação do Teatro Deodoro é o Maior Barato.

Claricena é mais um projeto de um grupo que foi criado em 2013 em homenagem à escritora Clarice Lispector. Começou com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Anderson Vieira, aluno de licenciatura em Teatro, e abrange três espetáculos. O primeiro, “Espectro”, teve pré-estreia no final de 2014, na Sala Preta do Espaço Cultural da Ufal, e estreou ano passado, também no Teatro Deodoro é o Maior Barato.

São 20 integrantes envolvidos, alunos da Ufal, dos cursos de Teatro, Design, Música, Dança, Direito e da Escola Técnica de Artes (ETA). Eles atuam no elenco das três montagens do projeto. “O último espetáculo do projeto será Adeus Clarice e tem estreia marcada para julho. Com ele, nós encerramos a trilogia do Claricena”, destacou Anderson Vieira, aluno do 8º período do curso de Teatro e diretor dos três espetáculos.

De acordo com Anderson, a proposta dele foi dirigir um espetáculo que seria o foco de seu TCC. “Como eu gosto de Clarice [Lispector], vi que ela tinha um texto teatral e foi aí que começamos a estudar, pesquisar e resolvemos montar o primeiro, mas como exercício cênico mesmo. Só que recebemos um retorno muito bom do público e, por isso, decidimos nos inscrever no Teatro Deodoro é o Maior Barato”, destacou.

Anderson explica que tudo começou com sua pesquisa, mas acabou envolvendo outros atores e se transformou na proposta da trilogia. “No primeiro espetáculo, trabalhamos um texto teatral da própria Clarice. O segundo, que é esse que vamos estrear no Deodoro, usamos vários textos dela como inspiração para construir o Granja dos Corações Amargurados, que partimos do conto O ovo e a galinha; do conto infantil Quase de Verdade e de um momento da vida de Clarice em que ela vai participar de um congresso de literatura e bruxaria, onde fala desse conto O ovo e a galinha. Nós pegamos o discurso dela nesse congresso”, justificou o diretor.

Terceira montagem

O último espetáculo, Adeus Clarice, é baseado em cartas de despedida de Clarice Lispector. “Estudamos essas cartas e começamos a associar a uma despedida do projeto Claricena do teatro alagoano. Este ano, nós vimos muitas discussões de atores e de grupos sobre o teatro alagoano, por isso quisemos fazer uma alusão à despedida do teatro alagoano”, disse Anderson.

Essa terceira montagem é um espetáculo mais infantojuvenil, muito musical e entra no campo mais regional. “Nós usamos referências do Pastoril, das quadrilhas juninas, do coco de roda. Tomamos com referência os folguedos alagoanos, nos apropriando da cultura local”, completou.

SERVIÇO:

Local: Teatro Deodoro (Centro)
Data: 25 de maio
Horário: 19h30
Ingresso: R$10 (meia) e R$20 (inteira). O s ingressos já podem ser adquiridos on-line no aplicativo Diteal ou pelo site ou com algum integrante do Grupo Claricena.

Fonte: Ascom/UFAL

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos