Anvisa ministra curso sobre oxigenoterapia hiperbárica na Santa Casa de Maceió

Ascom Santa Casaimage002

Escolhida pela excelência nos serviços de oxigenoterapia hiperbárica, a Santa Casa de Misericórdia de Maceió recebeu técnicos de Vigilância Sanitária para a 1º Capacitação de Oxigenoterapia Hiperbárica: Teoria e Prática. Os profissionais dos estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Mato Grosso do Sul receberam orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

“A escolha pela Santa Casa de Misericórdia de Maceió foi pela excelência. Sabemos que a instituição tem um prestação de serviço de qualidade e segura a polução de Maceió. Sabíamos o que iríamos encontrar e pudemos comprovar a qualidade do trabalho realizado. Nos baseamos no checklist fornecido pela ANVISA e viramos fã da medicina hiperbárica”, disse José Ribeiro Neto, da Inspetoria de Serviços de Saúde, da Secretária Municipal de Saúde (SMS).

Promovido pela Coordenação Geral da Vigilância Sanitária de Maceió (COVISA), o curso teve 16 horas de duração e capacitou os técnicos para a realização de inspeções em clínicas de medicina hiperbárica no nordeste.

Segundo a médica responsável pela Medicina Hiperbárica da Santa Casa, Lívia Pereira Nunes, a vinda dos técnicos da VISA reforça a qualidade dos serviços ofertados pela instituição. “O objetivo do curso foi qualificar técnicos de vários estados brasileiros, principalmente da região do nordeste para que eles estejam habilitados para fazer inspeções nas diversas clinicas. Eles nos deram o privilégio de fazer esse treinamento em Maceió, aqui na clínica da Santa Casa. Ficamos muito felizes de poder ajudar a qualificar esses profissionais, pois quem ganha é a sociedade brasileira, o usuário que passa a contar com serviços melhor qualificados, dentro das normatizes de segurança e ética no trabalho”, destacou.

Hiperbárica Santa Casa

Inaugurada em 2014, a Unidade Hiperbárica Santa Casa de Maceió é fruto da parceria com a empresa Hiperbárica Santa Rosa, sediada em Cuiabá (MT), que trouxe para Alagoas a técnica desenvolvida no início do século e que se tornou uma importante aliada no tratamento de inúmeras patologias.

Destinado a pacientes com indicação para tratamento por oxigenoterapia, como vítimas de queimaduras, traumas diversos, escaras, pé diabético, úlceras, infecções, feridas, doenças vasculares, lesões de pele entre outros, no final do ano passado, a equipe da Hiperbárica Santa Casa comemorou o tratamento de 110 pacientes e a realização de 1.710 sessões de oxigenoterapia hiperbárica.

De acordo com Marcelo Cavalcante, técnico da ANVISA e responsável pela capacitação em Maceió, o órgão tem um compromisso com a Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica de fazer treinamentos in loco com fiscais das Vigilâncias Sanitárias de ponta.

“Foram dois dias de curso com parte teórica e depois uma inspeção baseada no roteiro desenvolvido pela ANVISA. Fizemos a aplicação dos requisitos mínimos adequados para o funcionamento da clínica. Essa capacitação é regionalizada e a escolha fica a critério da VISA local. Em Maceió, o órgão escolheu a Santa Casa de Misericórdia”, disse o representante da ANVISA.

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos