Temer viaja, Maia assume e Brasil tem 3º presidente no dia

Waldemir Barreto/Agência SenadoTemer viaja e Maia assume

Temer viaja e Maia assume

O Brasil deve ter três diferentes presidentes no mesmo dia. Michel Temer pode ter tomado posse em definitivo nesta quarta-feira (31/08), mas o posto vai continuar a ser ocupado por um interino, pelo menos nos próximos dias.

Isso porque Temer deve viajar para a China ainda nesta quarta, horas após a votação que o confirmou como novo presidente no lugar da petista Dilma Rousseff.

Com isso, o posto deve ser ocupado interinamente pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O democrata deve ficar no posto até a próxima terça-feira, quando Temer voltar do país asiático após uma série de reuniões do G20. O primeiro compromisso oficial de Temer no Brasil já como presidente efetivo deve ser uma participação no desfile de 7 de setembro.

De acordo com a Constituição brasileira, o cargo de presidente deve ser ocupado por um interino quando o presidente estiver fora do país em compromissos internacionais.

Com a saída de cena de Dilma, a linha sucessória da Presidência vai passar por mudanças. Oficialmente, o cargo de vice vai ficar vago, assim o primeiro lugar na fila passa a ser ocupado por Maia. O segundo, pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Já o terceiro vai caber ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos