Maragogi, Japaratinga e Chã Preta solicitam o envio de tropas federais

TRETribunal Regional Eleitoral de Alagoas

Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas

Na tarde desta quinta-feira (15), subiu para treze o número de municípios alagoanos onde houve pedidos de tropas federais para auxiliar no período eleitoral. O juiz da 25ª Zona Eleitoral, Diogo de Mendonça Furtado, solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) o reforço para os municípios de Maragogi e Japaratinga e a juíza Lorena Carla Santos Vasconcelos, da 5ª Zona, para o município de Chã Preta.

No documento encaminhado ao Tribunal, o magistrado da 25ª Zona narra acerca da situação de instabilidade política e da violência no município de Maragogi, registrando sua preocupação não apenas com os moradores da cidade, mas também com a grande quantidade de turistas que desfrutam das belezas naturais da região diariamente.
“As campanhas eleitorais no âmbito desta 25ª Zona Eleitoral são marcadas por ameaças, intimidações, provocações, discussões acaloradas e intensa troca de ofensas, como foi relatado em ofício encaminhado pela representante do Ministério Público local”, destaca o juiz eleitoral.
Diogo de Mendonça Furtado salienta, ainda, que dois antigos e tradicionais rivais adversários políticos (Marcos Madeira e Fernando Sérgio Lira), são candidatos no pleito eleitoral, fato que contribuiria para a intensa movimentação no período, “razão pela qual o envio de tropas federais auxiliará este juízo eleitoral na garantia da ordem pública e na lisura das eleições futuras”.
De acordo com os dados do TRE/AL, o município de Maragogi lidera a quantidade de denúncias de crimes eleitorais no aplicativo Pardal, lançado pela Justiça Eleitoral para auxiliar o eleitor a denunciar, via smartphone, os delitos eleitorais.
Chã Preta: histórico de disputas políticas acirradas
Para a juíza da 5ª Zona Eleitoral, Lorena Carla Santos Vasconcelos, a necessidade de reforçar a segurança em Chã Preta deve-se ao fato de ser a disputa política, na região, bastante acirrada, com histórico, inclusive, de troca de tiros na última eleição municipal.
“Além do mais, imprescindível evidenciar que tal auxílio já vem sendo prestado há anos, dada a real necessidade de se resguardar o processo eleitoral no município”, enfatizou a magistrada.
Fonte: TRE/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos