Renan Filho comemora decisão do STF sobre permanência do pai no Senado

ReproduçãoRenan Filho2332

Por 6 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nessa quarta-feira (07) manter o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no cargo. Logo após o resultado, o governador de Alagoas Renan Filho (PMDB-AL) comemorou a decisão ao postar um texto de apoio em sua rede social.

No Instagram, Renan Filho falou que o resultado da votação foi pautada pelo “espírito público e respeito às opiniões divergentes”. Ele complementa ainda ao dizer que o STF “dirimiu dúvidas” e, principalmente, “evitou o caos institucional”.

O pedido de afastamento do pai foi solicitado pelo ministro Marco Aurélio Mello na última terça-feira (06). A decisão gerou  polêmica no próprio Senado Federal, a Mesa Diretora votou pelo não cumprimento da decisão judicial.

Ainda na manhã desta quarta-feira (07), a ex-senadora Marina Silva (REDE), comentou o pedido de afastamento que inicialmente foi encaminhado pelo seu partido. Ela esteve em Maceió para receber a Comenda Pastor José Antônio dos Santos e falou que Marco Aurélio não poderia adotar um viés pessoal na decisão.

Ao todo, votaram pelo afastamento de Renan o próprio relator, Marco Aurélio, e os ministros Edson Fachin e Rosa Weber. Celso de Mello, Dias Toffoli, Teori Zavascki, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e a presidente do STF, Cármen Lúcia, foram contra. A decisão mantém Calheiros na presidência do Senado, mas ele não pode ocupar mais a linha sucessória presidencial.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos