Saúde Mental promove I Baile da Alegria

A Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove na próxima segunda-feira (20), no Iate Clube Pajuçara, a partir das 14h, o I Baile da Alegria, festa de carnaval que vai reunir familiares, usuários e profissionais dos cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da capital.

Segundo a coordenadora de Saúde Mental de Maceió, Tereza Tenório, este ano a comemoração carnavalesca dos usuários pretende trazer a temática da depressão para ser discutida. “Esse ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS), tem como tema de sua campanha para o Dia Mundial da Saúde, a depressão, transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida e queremos discutir e alertar a todos sobre a importância desse tema”, afirmou.

O Baile da Alegria contará com música ao vivo, concurso de rei e rainha do milho, distribuição de brindes e lanches para os usuários, estimulando a harmonia, o bem-estar, socialização e integração com a comunidade.

Papel dos Caps

Os Caps têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Os serviços oferecidos pelo Caps devem ser substitutivos, e não complementares ao hospital psiquiátrico. É função dos Caps prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos; promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais e regular a porta de entrada da rede de saúde mental na rede básica. Cabe ao Caps, por excelência, organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios brasileiros. Os Caps são os articuladores estratégicos desta rede e da política de saúde mental.

Fonte: Ascom/SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos