Larissa e Talita repetem triunfo sobre Ágatha/Duda em festa pelo tricampeonato

Daniel Zappe/MPIX/CBVLarissa e Talita exibem o troféu de campeãs da etapa de Maceió

Larissa e Talita exibem o troféu de campeãs da etapa de Maceió

O final de semana foi perfeito para Larissa e Talita (PA/AL) em Maceió (AL). Além de conquistarem o tricampeonato brasileiro da parceria, fecharam com chave de ouro vencendo Ágatha e Duda (PR/SE) na decisão da etapa, na manhã deste domingo (19). Foi uma repetição da disputa da etapa de Fort Lauderdale (EUA) do Circuito Mundial.

Vitória por 2 sets a 0 (21/18, 21/16), em 58 minutos de jogo, e consagração de Larissa, maior vitoriosa do vôlei de praia brasileiro.

Além da medalha olímpica de bronze em Londres-2012, Larissa é na atividade a maior vencedora de etapas internacionais, com 60 conquistas, maior vencedora de etapas nacionais, com 81 ouros, além de ser a maior campeã do Circuito Brasileiro, com nove conquistas de temporada. Ela venceu em 2005, 2006, 2007, 2010 e 2011 ao lado de Juliana, em 2008 ao lado da paraense Vivian, e em 14/15, 15/16 e 16/17 ao lado de Talita.

“A gente está muito feliz, fico feliz por vencer em Maceió (AL), a segunda casa da Talita, que começou aqui. Sabíamos que seria difícil, qualquer equipe que vai à decisão tem qualidade. Jogamos fortes, unidas o tempo inteiro. É o tricampeonato com Talita, o recorde de eneacampeã brasileira, são muitas emoções”, disse Larissa.

Com o resultado, Larissa e Talita somam agora quatro ouros na temporada, além de uma prata. Elas alcançaram 2.240 pontos nas sete etapas disputadas. O próximo compromisso dos times é na etapa de Aracaju (SE) do tour nacional, que será realizada de 17 a 19 de março.

Atleta da casa, Talita também comemorou o fato de poder levar alegria aos amigos que lhe apoiaram no início da carreira na praia, quando se mudou para Alagoas.

“As pessoas gostam muito do nosso time, acompanham, sofrem, torcem junto. Isso é muito bonito. Eu fiquei feliz em poder levar alegria, foi onde tudo começou, onde peguei pela primeira vez em uma bola de vôlei de praia. Agradeço todas as pessoas, em especial ao Toroca (Walter Laranjeiras, presidente da CBV), ele foi fundamental nessa trajetória”.

Na disputa da medalha de bronze, Elize Maia e Taiana (ES/CE) repetiram o triunfo de João Pessoa e superaram Fernanda Berti e Bárbara Seixas (RJ) por 2 sets a 1 (21/16, 15/21, 15/12), em uma hora de jogo. Elas somam 320 pontos no ranking geral e recebem prêmio de R$ 20.660,00. Elize Maia, que venceu seu primeiro evento do Circuito Mundial justamente em Maceió, em 2016, comentou sobre os bons ares que a capital alagoana lhe traz.

“Vou pedir para ter etapa só aqui em Maceió (risos). No ano passado conquistei meu primeiro título de Circuito Mundial, e agora novamente subindo ao pódio, podendo levar uma medalha para casa aqui nesta cidade linda. Mostra que Taiana e eu estamos nos conhecendo, evoluindo, mas no caminho certo. Passo a passo vamos crescer mais ainda”.

O Jogo
Ágatha e Duda começaram com ligeira vantagem, comandando as ações e vencendo por 12 a 9 na primeira parada técnica. Após bom contra-ataque de Larissa, porém, as tricampeãs brasileiras empataram o jogo: 14 a 14. O placar seguiu equilibrado, e após empate de Ágatha – 17 a 17 – o técnico Reis Castro pediu tempo. Deu certo, e novamente em contra-ataques, Larissa e Talita fecharam o primeiro set com 21 a 18.

A segunda parcial começou bom belos lances. Bloqueio de Talita sobre Ágatha, bons saques da paranaense e vantagem de 5 a 4 para o time Ágatha/Duda. Mas regulares na virada de bola, Larissa/Talita foram mantendo dois pontos de vantagem no placar.

Após erro de ataque de Duda, a vantagem era de 14 a 12. Após mais um ataque para fora da sergipana e 17 a 14 no placar, a técnica Letícia Pessoa parou o jogo. A tentativa de mudar os rumos do jogo não surtiu efeito, com Larissa e Talita se mantendo na frente. Elas fecharam o segundo set por 21 a 16 em ataque de segunda de Talita.

Estrutura
Cada etapa leva em média 10 dias de montagem, com cerca de 50 pessoas trabalhando na montagem da arena. Em Maceió foram utilizadas quatro quadras de jogo e duas quadras de aquecimento. A estrutura de todo esse evento viaja em 12 caminhões pelo Brasil. A arena central conta com capacidade para 1 mil pessoas, entre arquibancada de público, área VIP e área de atletas e imprensa. Tudo com transmissão dos jogos no Facebook da CBV.

Somando os dois naipes, cada etapa do Circuito Brasileiro Open distribui mais de R$ 420 mil aos atletas. A temporada 2016/2017 é composta por nove etapas. Ele já passou por Campo Grande (MS), Brasília (DF), Uberlândia (MG), Curitiba (PR), São José (SC) e João Pessoa (PB). Os próximos destinos são Aracaju (SE), em março, e Vitória (ES), em abril.

Fonte: CBV

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos