Sesau confirma morte de primata por febre amarela, mas nega razão para pânico

macacoA Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) divulgou nota confirmando a presença do vírus da febre amarela em um macaco encontrado morto em uma mata do Tabuleiro do Martins em Setembro do ano passado, mas negou que haja razão para pânico já que os primatas não transmitem o vírus para humanos.

A Secretaria também admite que irá que seus membros devem se reunir com integrantes do Ministério da Saúde para alinhar as providência a serem tomadas, o que poderiam aumentar, inclusive a quantidade de vacinas destinadas ao Estado.

Em nota a Secretaria ainda esclarece que a vacina contra a febre amarela é recomendada apenas para quem irá viajar para regiões endêmicas – que não é o caso de Alagoas – e com dez dias de antecedência.

Leia nota na íntegra:
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que, apesar de não haver o registro de casos de febre amarela em humanos no território alagoano, foi detectado o vírus da doença em um primata encontrado morto no mês de setembro, pelo Centro de Controle de Zoonoses de Maceió (CCZ), em região de matas, no bairro do Tabuleiro do Martins. Este fato, no entanto, não é motivo para pânico da população, uma vez que primatas, apesar de contraírem a doença, não a transmitem a humanos. como medida preventiva, a Sesau está monitorando o caso e adotando as ações que recomendadas pelo Ministério da Saúde.

O secretário de estado da saúde, que estará com agenda em Brasília a partir de amanhã, irá se reunir com a equipe do ministério da saúde para alinhar as providências que o caso requer o que pode resultar no aumento do quantitativo de vacinas destinadas a alagoas. A recomendação da vacina contra febre amarela, segundo protocolo do ministério da saúde, é apenas

Para quem irá viajar para regiões endêmicas, que não é o caso de Alagoas.

Para saber em quais localidades há indicação da vacina – que deve ser tomada com, no mínimo, dez dias de antecedência da viagem – basta acessar o portal:

http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/janeiro/27/municipios-conforme—reas-acrv-acrt-asrv-febre-amarela-jan-2017-.pdf

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos