Servidores do Judiciário Federal de Alagoas deflagram greve geral nesta sexta

Os servidores do Judiciário Federal de Alagoas deflagram greve geral, nesta sexta-feira (28), em protesto contra as reformas Trabalhista e Previdenciária.

TRTTRT

A mobilização da greve geral, nesta sexta-feira (28), terá início com realização de ato público em defesa dos direitos previdenciários e trabalhistas, contra as reformas previdenciária, trabalhista e as terceirizações, no prédio das Varas do Trabalho, a partir das 9 horas. Entidades da magistratura, advogados e servidores do Judiciário estadual também participarão da atividade de mobilização no TRT, que tem como foco a defesa da Justiça do Trabalho.

No horário da tarde, haverá grande passeata com concentração na Praça Centenário a partir das 15 horas, contando com a participação dos movimentos sociais, sindicais, estudantis, trabalhadores rurais, trabalhadores dos serviços públicos e privado.

Em todo o país, os trabalhadores vão cruzar os braços contra a PEC 287/2016 da reforma da Previdência e contra o PL 6.787/2016 da reforma da Trabalhista. Ambos os projetos retiram direitos históricos da classe trabalhadora.

A PEC 287/2016 visa a impedir o direito à aposentadoria. A proposta mantém a idade de 65 anos para aposentadoria, com fim da aposentadoria por tempo de contribuição, além da carência de 25 anos, porém com regra de transição, prevendo que a carência comece com 15 anos (180 contribuições) até chegar a 25 anos (300 contribuições). Estabelece a idade mínima de 53 anos para a mulher e 55 anos para homens no Regime Geral da Previdência Social. Essas idades serão elevadas progressivamente de 1 ano a cada 2 anos, até atingir 62 anos para a mulher e 65 anos para o homem.

A greve geral tem como bandeira a luta contra a reforma Trabalhista que prevê que o negociado prevaleça sobre legislado, acabando com os direitos trabalhistas e a Justiça do Trabalho. A proposta modifica a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), implanta parcelamento das férias, jornada de trabalho de até 12 horas diárias, redução de salário e ataca a representatividade dos sindicatos, retirando a exigência de os sindicatos homologarem a rescisão contratual no caso de demissão.

 Entidades participarão do ato público unificado no prédio das Varas do Trabalho

A Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público, a Associação dos Advogados Trabalhistas de Alagoas (Aatal), o Sindicato dos Advogados do Estado de Alagoas (Sindav/AL), o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Alagoas (Serjal) e o Sindicato dos Servidores do MPU (Sinasempu) juntamente com os servidores do Judiciário Federal e do MPU vão participar do ato público unificado contra a reforma previdenciária e trabalhista e PL do abuso de autoridade, na manhã desta sexta-feira (28), em frente ao prédio das Varas do Trabalho.

A Frente Associativa é composta pela Associação do Ministério Público de Alagoas (AMPAL), Associação Nacional dos Juízes Federais (AJUFE), da Associação dos Juízes Federais da 5ª Região (REJUFE), Associação Alagoana dos Magistrados (ALMAGIS), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AMATRA 19).

Em todo o país, os trabalhadores vão cruzar os braços contra a PEC 287/2016 da reforma da Previdência, contra o PL 6.787/2016 da reforma da Trabalhista e contra a Terceirização que retiram direitos históricos da classe trabalhadora.

Fonte: Sindjus

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos