Grupos rivais desarticulados pela polícia comandavam ações de presídios

Déborah Moraes / Alagoas24HorasMaterial apreendido durante a Operação deflagrada nesta quarta-feira, 21, em Maceió.

Material apreendido durante a Operação deflagrada nesta quarta-feira, 21, em Maceió.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou na tarde desta quarta-feira (21), o balanço da operação conjunta desencadeada durante a manhã de hoje que terminou com a prisão de 15 pessoas e o cumprimento de sete mandados contra pessoas que já estavam no sistema prisional e que comandavam as organizações criminosas nos conjuntos dos Virgem dos Pobres I, II e III, nos bairros do Trapiche e Vergel do Lago. Um suspeito morreu em confronto com as polícias e outro ficou ferido sendo encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE).

Ambas facções criminosas viviam em guerra por pontos de drogas e instauravam o medo entre os moradores na região. De acordo com o delegado Gustavo Henrique, da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN), o comandante da área do Virgem dos Pobres I e II era Flávio Soares da Silva, o Flávio “Ceguinho”, que está preso na penitenciária Professor Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco. O braço direito de Flávio Soares era Josimar Vitalino do Nascimento, conhecido como “Chaves”, que veio à óbito em confronto com a polícia paranaense na manhã desta quarta-feira.

Veja: Após operação na capital, acusado de tráfico na zona sul é morto no Paraná

Dáborah Moraes/Alagoas24HorasEm entrevista coletiva o Titular da DRN, Gustavo Henrique, junto com o secretário de Políticas da SSP, Delegado Manoel Acácio Jr., falou a respeito da operação deflagrada na manhã desta quarta-feira, 21, nos Conjuntos Virgem dos Pobres I, II, III.

Em entrevista coletiva o Titular da DRN, Gustavo Henrique, junto com o secretário de Políticas da SSP, Delegado Manoel Acácio Jr., falou a respeito da operação deflagrada na manhã desta quarta-feira, 21, nos Conjuntos Virgem dos Pobres I, II, III.

O segundo bando, que atuava no Virgem dos Pobres III, era comandado por Tony Williams da Silva Santos, conhecido como “Perna”. Ele e seu braço direito, Maxwell da Silva, conhecido como “Ninho”, estão presos aqui em Maceió, e comandavam as ações de tráfico de drogas, roubos e homicídios de dentro da penitenciária Baldomero Cavalcanti.

Ao todo, a Polícia Civil apreendeu 18 quilos de maconha, 250 gramas de crack, oriundas do Paraguai, além de uma pistola .40 (de uso restrito da polícia), um revólver calibre 38 e outras duas pistolas calibre 380, além de uma pistola 9mm, apreendida no confronto ocorrido no Paraná.

Com a desarticulação dos líderes, a SSP garante que o comando policial irá manter guarnições da polícia ocupando esses locais por tempo indeterminado. Novos envolvidos na ação podem ser presos nas próximas horas.

Leia Também: Um morre e dez são presos durante operação integrada em Maceió

Confronto

A SSP confirmou que durante o confronto em Maceió, após reação às investidas policiais, Rildo de Oliveira Saraiva, veio à óbito. Um segundo suspeito, identificado como Wallison Marques dos Santos ficou ferido e foi socorrido e levado ao HGE. O estado de saúde do suspeito ainda é desconhecido.

Prisões e Cumprimento de Mandados

Foram presos, Weverton José da Silva, vulgo “Chapa”, 27 anos; Carlos Eduardo Fontes dos Santos, vulgo “Dudu”, 21 anos; Tiago Vieira da Costa, vulgo “Jaraguá”, 23 anos; Luciana Alves da Silva, vulgo “Babalo” ou “Lolota”, 33 anos; Walisson Marques dos Santos, vulgo “Au”, 25 anos; Aleph Danilo da Silva Santos, vulgo “Lagartão”, 23 anos; Cleber Santos Carlos, vulgo “Mago”, 35 anos; Wellington Emiliano da Silva, vulgo “Etinho”, 18 anos; Alexandre Lopes da Silva, vulgo “Chandola” ou “Xande”, 19 anos; Daniel Santos da Araújo, vulgo “Caga praia”, 19 anos; Gustavo Correia da Silva, vulgo “Guga”, 20 anos; Erivaldo José da Silva Gomes, vulgo “Dig” ou ” Dig Dig”, 21 anos; Estefanny Rayane Guimarães da Silva, 19 anos; Luan Gabriel Aureliano Silva, vulgo “Catatu”, 20 anos; e Wanderson Batista do Nascimento, vulgo “Bochecha”, 21 anos.

Entre os reeducandos, no sistema prisional, foram cumpridos os mandados contra Thony Willames Silva dos Snatos, vulgo “Perna”, 21anos; Maxsuel da Silva, vulgo “Ninho”, 24 anos; Flávio Soares da Silva, vulgo “Flávio Ceguinho”, 38 anos; Alisson de Moraes Correia, vulgo “Da Carpa”, 30 anos; Nicollas Gustavo de Lima Menezes, vulgo “Guga”, 23 anos; Vitor Caihan de Lima Duarte, 18 anos; e Everton Evangelista dos Santos, vulgo “Gago”, de 29 anos.

As acusações vão de roubo e receptação, tráfico de drogas, porte e posse ilegal de arma de fogo, lesão corporal, roubo, formação de quadrilha, estelionato, furto, entre outros.

Participaram da Operação: DRN, BOPE, Rádiopatrulha, 1º BPM, 4º BPM, BPTran, TIGRE, OPLIT, Asfixia, além do Grupamento Aéreo, Gecoc e Seris.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos