IMA/AL realiza vistoria em placas de monitoramento para identificar presença coral-sol

IMAda0e5830-0331-4b49-bb10-50c7c40b3bd2

Foi feita, na manhã dessa segunda-feira (04), a inspeção das duas primeiras placas de recrutamento que irão identificar se há a ocorrência do coral-sol da costa alagoana. Técnicos do setor de Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) estiveram na região do Porto de Maceió, onde as placas haviam sido instaladas, e fizeram a remoção do material que estava submerso desde maio desse ano.

Segundo Ricardo César, coordenador do Gerenciamento Costeiro (GERCO) do IMA/AL, pela inspeção visual não foi constatada a presença do coral-sol, espécie bioinvasora com grande potencial prejudicial para a vida marinha local.

Foi realizada uma raspagem das placas e, posteriormente, uma análise mais minuciosa do material removido será realizada, por meio de microscópio, para que possa ser confirmada a ocorrência ou não do coral-sol naquela localidade. A estimativa é de que o resultado dessa análise saia em duas semanas.

O pólipos do coral-sol é uma espécie bioinvasora que tem ocorrência registrada na região oceânica brasileira.

Por ser um espécime bastante encontrado em casco de navios e em plataformas marinhas de extração de petróleo, a equipe do Gerenciamento Costeiro decidiu realizar essa ação na região portuária da capital alagoana.  A atuação corresponde a uma das medidas preventivas adotadas para evitar a infestação desse tipo de organismo.

Embora os corais-sol tenham uma bela aparência, com cores vibrantes, eles podem causar grandes prejuízos para o meio ambiente. Isso acontece devido o invasor conseguir crescer de maneira rápida, além de possuir vantagens competitivas em relação aos organismos nativos.

Ações definitivas 

IMA6798acd7-18a0-430f-9790-4e86f0c7a68b

Em uma reunião da Comissão Interna para Recursos do Mar (CIRM), onde participaram 17 GERCOs dos Estados costeiros do Brasil, o Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Petrobrás, se comprometeu em criar as diretrizes que irão orientar quanto à prevenção e manejo do coral-sol.

Estão sendo realizados estudos que resultarão em um documento que será enviado ao setor de Gerenciamento Costeiro do IMA/AL e, também, aos GERCOs dos outros 17 Estados costeiros e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), para que essas medidas sejam adotadas.

Ricardo César fala que o IMA/AL está aguardando achegada desse documento para que essas medidas definitivas possam ser implementadas no Porto de Maceió.

“Por enquanto a gente saiu na vanguarda, já tomando essas medidas de profilaxia de monitorar, ver se essa espécie ta chegando à nossa costa. Por enquanto ainda não foi constatado. Mas a ameaça é grande, tendo em vista que nós temos todo um substrato recifal ao longo da nossa costa, que serve para reprodução dessa espécie. E aí ele (o coral-sol) se sobrepõe aos nossos corais, por isso a nossa preocupação”, explica Ricardo.

As ações de monitoramento do coral-sol contam com a parceria e o apoio do Porto de Maceió.

Fonte: IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos