Conferência de Igualdade Racial abre espaço para discutir políticas públicas na Região do Médio Sertão

Agência AlagoasIgualdade Racial

Igualdade Racial

Em continuidade as etapas das Conferências Intermunicipais de Promoção de Igualdade Racial, a cidade de Santana do Ipanema receberá nesta sexta-feira, 15 de setembro, representações do poder público e da sociedade civil dos municípios que integram a Região do Médio Sertão. O encontro acontecerá das 8h às 17hs, no Campus da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), localizado na BR 316, Km 87,5.

Com o tema “O Brasil na Década de Afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimentos e igualdade de direitos”, o objetivo da Conferência é reunir representações do poder público e da sociedade civil para discutir e avançar na construção de políticas públicas que atendam as demandas da população negra, quilombola, indígena, cigana e outras etnias, bem como, grupos afro-culturais e religiões de matrizes africanas.

A programação consta de abertura, apresentação cultural, palestra magna sobre o tema central da conferência, a ser ministrada pela pedagoga mestra em educação, Mônica Regina, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Diversidade Étnico Racial, Gênero e Sexualidade (Nudes), além de coordenadora do programa de extensão Pró-identidade e do projeto de extensão Relações Étnico Raciais na educação básica. Após a palestra será feita discussão e aprovação do Regimento Interno, Grupos de Trabalho e Plenária Final, para aprovação de propostas e eleição dos delegados que irão representar gestores e sociedade civil da região, na IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (IV Coepir), que acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro.

As conferências são realizadas pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos e pelo Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir) e esta etapa conta com a parceria da Prefeitura de Santana do Ipanema e os demais municípios que integram a região do Médio Sertão: Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Maravilha, Monteirópolis, Olho D`água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

Ao todo serão realizadas de 09 (nove) etapas intermunicipais. Além das quatro já ocorridas nos municípios de Penedo (Baixo São Francisco), Delmiro Gouveia (Alto Sertão), Maragogi (Norte), Arapiraca (Agreste). As próximas serão em Santana do Ipanema, 15/09 (Médio Sertão); Palmeira dos Índios, 15/09, (Planalto da Borborema); Maceió 22/09 (Região Metropolitana); e União dos Palmares, 29/09 (Região Serrana dos Quilombos).

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos