“Domingo no Parque” terá trilhas, pilates e mutirão de plantio

Ascom / SemdsAtividades no Parque Municipal são gratuitas, no entanto os visitantes podem colaborar com a doação de dois quilos de ração para cachorros.

Atividades no Parque Municipal são gratuitas, no entanto os visitantes podem colaborar com a doação de dois quilos de ração para cachorros.

O Parque Municipal de Maceió realiza, no próximo domingo (24), uma programação especial em alusão ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro. A reserva administrada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) receberá os visitantes para o “Domingo no Parque” com uma importante ação de conscientização de ambiental: o plantio de mais de 300 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. A programação conta, ainda, com trilhas guiadas, aulão de pilates e atividades para crianças, incluindo brincadeiras e aventuras.

De acordo a coordenadora do Parque, a bióloga Karla Gama, a primeira edição do mutirão de plantio foi planejada com o objetivo integrar a comunidade nas ações para a preservação da Mata Atlântica, envolvendo lazer e educação ambiental. A programação é gratuita, no entanto a coordenação pede a colaboração dos visitantes com a doação de dois quilos de ração para cães, alimento que será doado em ação social do Parque a instituições que cuidam de animais abandonados.

“A programação do Domingo no Parque será aberta ao público com atividades para toda a família, das 08h às 13h, sem a necessidade de inscrição prévia. Será um dia diferente, com ações de conscientização para alertar a população sobre os cuidados o meio ambiente. É uma forma simples e clara de conscientizá-los. A doação da ração também faz parte de nossas ações solidárias, uma maneira de utilizar a reserva para colaborar com causas sociais importantes, como já realizamos em outros períodos”, explicou Karla.

A bióloga lembra que as árvores estão entre as maiores riquezas naturais do mundo, visto que aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais. Ainda sobre o mutirão, a bióloga esclarece que o plantio será feito pelos visitantes com as orientações da equipe técnica do Parque Municipal. Serão mais de 600 mudas nativas da Mata Atlântica, com exemplares doados por meio de uma parceria firmada com as usinas Santo Antônio e Caeté. As empresas também serão parceiras na estruturação do segundo pomar urbano de Maceió.

Programação

Segundo a programação da Semds, as atividades serão desenvolvidas ao longo das trilhas, com brincadeiras para crianças, a exemplo de corrida das garrafas, jogo de argolas, quebra cabeça, desafio dos sapatos, escalada com água, corrida de obstáculos e cabo de guerra. O aulão de pilates será ofertado pela equipe do Studio Conexão Fisio, parceiro do Parque na ação, e os visitantes também poderão adquirir produtos expostos por profissionais da Economia Solidária, que estarão no local com a venda de peças artesanais e alimentos.

A coordenação do Parque reforça que a programação é gratuita e aberta ao público, no entanto pede a colaboração dos visitantes em relação à doação da ração animal.

Fonte: Ascom / Semds

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos