Câmara celebra Dia da Pessoa Idosa e entrega comendas

Ascom/Câmara de MaceióEntrega de comendas na Câmara de Maceió

Entrega de comendas na Câmara de Maceió

Uma sessão especial registrou, nesta segunda-feira (2), na Câmara Municipal de Maceió, a passagem do Dia Municipal da Pessoa Idosa. Instituída por meio da Lei n° 6.150/2012, a data é comemorada no dia 1° de outubro, quando também se celebra a pessoa idosa em nível nacional e mundial, como ocasião para discussão e debate sobre a garantia dos direitos e políticas públicas para os mais velhos. A sessão especial foi proposta pela vereadora Tereza Nelma (PSDB) e aprovada pelo demais vereadores da Casa de Mário Guimarães.

A propositora da sessão ressaltou a necessidade de se conscientizar contra os maus-tratos pra com os idosos. “Sempre temos algum idoso em nossa vida com o qual nos identificamos e é nossa referência. Mas, infelizmente, ainda nos deparamos com muitas situações de desrespeito e maus-tratos, que não podem acontecer. Essas pessoas só têm a nos ensinar e foi com esse intuito que instituí essa lei que comemora o Dia do Idoso em nossa capital. É uma singela forma de retribuir todos os seus ensinamentos”, afirmou.

Além das discussões em torno do tema, a sessão especial desta segunda-feira foi dedicada à entrega das Comendas Dom Fernando Iório e Pacificadora Madre Tereza de Calcutá. A primeira, instituída em outubro de 2011, é conferida a instituições e personalidades nacionais e locais que se destacam em prol dos direitos da pessoa idosa, foi entregue à Irmã Maria Leônia de Lima, e ao médico cardiologista José Wanderley Neto.

Já a segunda, criada em dezembro de 2010, homenageia personalidades da sociedade civil e instituições não governamentais que tenham prestado serviços pela promoção da paz, foi concedida à Pastoral da Pessoa Idosa em Alagoas e a Ana Marinete da Silva, de 89 anos, pelo protagonismo diante da pessoa idosa.

A Irmã Maria Leônia usou a tribuna da Casa para agradecer a homenagem e lembrar que, em qualquer idade, a vida só é possível se nela cada ser humano viver com entusiasmo. “Por isso que estou aqui, hoje, aos 84 anos, recebendo uma comenda, a Comenda Dom Fernando Iório, um homem com imensa lista de serviços prestados à comunidade e à igreja. Entusiasmo é a palavra que uso para tentar deixar como lição, além de amor que devemos ter em tudo que fizermos, independentemente da idade que tenhamos. Agradeço a essa Casa pela lembrança e homenagem”, declarou a Irmã, que também brindou o plenário de Mário Guimarães com cânticos religiosos.

 Já o médico José Wanderley agradeceu a homenagem e destacou o significado da Comenda como mais um incentivo ao trabalho que desenvolve. “Receber uma homenagem como esta é muito gratificante, enche-nos de alegria, ao mesmo tempo que só aumenta a nossa responsabilidade, enquanto cidadão alagoano, com um trabalho voltado para a pessoa idosa”.

“Estou muito feliz de ter a oportunidade de agraciar essas três pessoas maravilhosas e também a Pastoral da Pessoa Idosa que presta um apoio sem igual em todo o Brasil. Essas comendas irão tentar retribuir, pelo menos um pouco, tudo que eles já fizeram e continuam fazendo em prol da nossa sociedade”, disse Tereza Nelma.

Fonte: Ascom/Câmara de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos