Programa Ronda no Bairro inicia parceria com o Proerd

O intuito é unir forças para prevenir e evitar o contato com drogas e comportamentos violentos nos territórios de atuação

Ascom Seprev20171121_164813

Em encontro com a imprensa, na manhã da terça-feira (21), o governador do Estado de Alagoas, Renan filho, anunciou que o Programa Ronda no Bairro entra em operação no final do mês de dezembro, sob a alçada da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com foco em ações integradas de proximidade, ou seja, dialogando com a população inerente aos territórios de atuação.

Inicialmente, o Ronda no Bairro estará presente nos bairros do Centro, da Orla Marítima e do Jacintinho (área comercial) e para alcançar os anseios da comunidade e atuar efetivamente como agente preventivo e um dos interlocutores dos cidadãos junto ao poder público, o Programa inicia uma parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que há 15 anos é desenvolvido pela Polícia Militar de Alagoas (PMAL) e voltado para crianças, adolescentes e adultos no intuito de inibir o avanço das drogas e da violência junto às comunidades.

“A ideia é unir forças em prol da conscientização da população. Com diálogo e ações de cunho educativo é possível prevenir o crescimento dos índices de violência a médio e longo prazo. Já são mais de 100 mil pessoas em Alagoas instruídas para evitar o contato com as drogas e comportamentos violentos”, afirma a coordenadora do Proerd e coronel RR Valdenize Ferreira Lima.

Criar uma rede de interlocução entre lideranças comunitárias, diretores, professores e alunos de escolas públicas e demais representantes da sociedade civil das áreas de atuação do Ronda no Bairro será uma das formas de atuação da tropa, que também estará preparada e atenta aos conceitos de segurança de proximidade, de abordagem social e comunitária e de atenção à população em situação de rua, além de estar pronta para articular e requalificar espaços de convivência mútua degradados.

“A parceria com o Proerd reforça os esforços em dialogar com a sociedade de maneira mais efetiva. Quanto mais a população estiver informada e preparada para evitar o contato com as drogas e com atitudes de cunho violento, melhor para os agentes de segurança pública. A prevenção é a maneira mais adequada e efetiva para que consigamos reduzir os índices de violência e galgar resultados positivos no âmbito da segurança pública”, pontuou o coordenador do Ronda no Bairro e coronel RR Maxwell Santos.

Fonte: Ascom Seprev

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos