Escolas enviam até hoje (16) dados da segunda etapa do Censo Escolar

Mais de 185 mil instituições de ensino responderam ao Censo em 2017

DivulgaçãoEscolas enviam até hoje (16) dados da segunda etapa do Censo Escolar

Mensurar o desempenho e o nível de aprendizado dos alunos da educação básica é fundamental para avaliar a qualidade do ensino brasileiro. Por isto, termina nesta sexta-feira (16) o prazo para que as escolas públicas e privadas enviem às secretarias municipais e estaduais de educação as informações do Módulo Situação do Aluno, correspondente à segunda e última etapa do Censo Escolar da Educação Básica. A publicação do resultado final acontecerá em 14 de maio.

Mais de 185 mil escolas responderam ao Censo em 2017. Segundo dados do Ministério da Educação, o Brasil tem 48,6 milhões de alunos matriculados em mais de 184 mil escolas – destas, 83% integram a rede pública de ensino. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 2016, divulgada em dezembro de 2017, foram 73,5% estudantes da educação básica matriculados em escolas públicas.

Em 2018, o resultado prévio da segunda etapa será divulgado em 02 de abril pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Caso seja necessário, os dados poderão ser retificados entre 02 e 16 de abril, diretamente no Sistema Educacenso.

Coordenado pelo INEP, o Censo reunirá informações relativas ao rendimento do aluno, tais como aprovação, reprovação e concluinte; ao movimento escolar, a exemplo de transferências, abandonos e falecimentos; entre outras declarações possíveis.

Registradas ao final do ano letivo, os dados contribuem para a elaboração das políticas públicas educacionais além de fornecerem dados relevantes para a composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – indicador de qualidade de ensino divulgado a cada biênio que considera o desempenho dos estudantes em exames como a Prova Brasil ou Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Censo Escolar é realizado anualmente abrangendo diversas etapas e modalidades da educação básica e profissional. São considerados alunos do Ensino Regular, da Educação Especial, da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Educação profissional (cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional e cursos técnicos).

Censo Escolar da Educação Básica 2017

De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica 2017, o Ensino Médio registrou 7.930.384 alunos – número 2,5% menor do que o registrado no ano anterior. As rede estadual de ensino concentra 84,8% dos estudantes. Entre 2013 e 2017, a taxa de aprovação cresceu 2,8% no Ensino Médio, mas as matrículas no 9º ano diminuíram 14,2% na mesma época.

Em 2017 foram registrados 27.348.080 alunos no ensino fundamental, um número 6,5% menor do que o registrado em 2013, o equivalente a 1,8 milhão a menos. Grande parte dos alunos estavam matriculados na rede municipal de ensino

No que tange à Educação Infantil, foram registrados 3.406.796 alunos de 0 a 3 anos frequentando creches, e 5.101.935 alunos entre 4 e 5 anos matriculados na pré-escola, índices que correspondem a um crescimento de 5% e de 1,2% em relação ao ano anterior.

Fonte: Ascom Educa Mais

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos