Conheça a plataforma de e-commerce SaaS

 7_motivos_para_contratar_uma_plataforma_de_e-commerce_Saas

Seja você um microempreendedor ou dono de um grande negócio digital, você vai gostar de saber como a plataforma de e-commerce SaaS pode auxiliar no crescimento do seu negócio.

Mesmo que você tenha uma loja virtual e utilize outro tipo de plataforma, nada melhor que ficar por dentro das possibilidades existentes no mundo dos negócios digitais.

E para você que está começando e deseja criar um e-commerce, fique de olho!

O que é a plataforma SaaS?

A plataforma de e-commerce SaaS (Software as a Service) é um sistema que facilita a rotina de um empreendedor no mercado de e-commerce, já que o sistema fica por total responsabilidade do fornecedor.

O SaaS possui código fonte Back-end e com um código único, que somente o desenvolvedor e seus parceiros podem editar. O sistema oferece muito mais segurança para utilização e transações.

Claro que com estas características seu manuseio pode ser mais complexo, por isso, vamos apresentar as vantagens e desvantagens desta plataforma, para você que busca soluções para sua loja virtual.

Veja o que diferencia o sistema SaaS de um sistema Open Source

Diferente de um sistema Open Source que devido ao código aberto, permite que o usuário realize as alterações Back-end sempre quiser, sem nenhuma relação com o desenvolvimento original, com o sistema SaaS isso não é permitido.

Toda e qualquer alteração deve ser feita somente a partir do desenvolvedor original do sistema. Para empreendedores que não desejam ou não podem arcar com possíveis custos posteriores, talvez seja um problema, caso contrário pode ser bastante vantajoso.

 Vantagens da plataforma de e-commerce SaaS

 Ideal para empreendedores e diferentes tipos de negócio, a plataforma SaaS é totalmente voltada para os negócios. Então, seja sua empresa de porte pequeno ou grande, a plataforma atenderá sua necessidade.

 Veja, logo a seguir, as principais vantagens que você microempreendedor ou grande empresário pode ter optando por esta ferramenta para o seu e-commerce.

 Atualizações da ferramenta constantes e gratuitas

Um dos grandes diferenciais da plataforma de e-commerce SaaS são as atualizações disponíveis sem nenhum custo.

 O software é atualizado diariamente para oferecer o melhor desempenho e o empreendedor não precisará arcar com novos gastos para instalações e desenvolvimento.

 As atualizações da ferramenta ocorrem gratuitamente e são feitas diretamente pela empresa contratada por você.

Hospedagem de sites inclusa na plataforma

A contratar a plataforma SaaS para a sua loja virtual, você não precisará se preocupar com a contratação de um serviço a parte para hospedar seu site.

 Isso porque todas as empresas já oferecem a hospedagem de sites gratuita inclusa no serviço. Mas é importante se manter atento aos limites oferecidos, pois se sua loja virtual passar por uma expansão você precisa estar preparado.

Os limites de armazenamento e a garantia de disponibilidade do servidor variam de empresa para empresa. Sendo assim, uma avaliação prévia deve ser realizada antes da contratação.

 Verifique se a empresa garante em contrato o percentual mínimo de 99,9% de uptime. Este é o número ideal para garantir que seu site estará online.

 Redução de riscos para o seu negócio

Segurança é fundamental, principalmente para lojas virtuais e e-commerce, plataformas que cadastram alto volume de dados pessoais e bancários.

Na plataforma SaaS há certificações globais, como PCI Compliance, e outras ferramentas que atestam a segurança do site e armazenamento de dados.

Além dos riscos relacionados à segurança de navegação, o empreendedor está assegurado quanto à contratação já que, com o pagamento da mensalidade do serviço, não há preocupação com investimento para a criação da plataforma.

Atenção às possíveis desvantagens da plataforma

Mas como na Internet há infinitas possibilidades, é importante que sua empresa tenha um planejamento e realize uma avaliação dos prós e contras ao começar novos investimentos.

Por isso, separamos para você alguns pontos importantes que devem ser  analisados na plataforma de e-commerce SaaS.

Se você acompanha os conteúdos da Hostinger, você já deve ter visto este conselho: avaliação prévia é fundamental!

Restrições para migração e integração

A maioria dos planos oferecidos para a plataforma é prioritário, o que impede que posteriormente você opte por migrar sua loja virtual para outra empresa. Assim, pense bem para que não tenha problemas futuros em ficar preso a uma mesma plataforma.

Outra questão é o fato do sistema SaaS ter restrições para integração com outras ferramentas que não estejam já pré-instaladas e pré-configuradas. Mais uma vez, por ser uma plataforma prioritária, você não vai conseguir integrá-la com serviços de terceiros.

Contratação de serviços de layout e configuração da loja virtual

Este tópico é essencial para empreendedores que estão começando um e-commerce agora. Mesmo com todas as vantagens da plataforma SaaS, o site precisará ser configurado e ter um layout desenvolvido à parte.

Ou seja, há um custo excedente nisso e também a necessidade de um conhecimento técnico um pouco mais avançado.

É importante avaliar como sua empresa irá suprir e lidar com estes pontos para que seu negócio possa funcionar com toda a qualidade da plataforma de e-commerce SaaS.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notificações no seu whatsappReceba nossas notificações