Mitos e verdades sobre o uso do micro-ondas e a sua saúde

Unsplash

Os micro-ondas fazem parte da maioria das cozinhas e das vidas brasileiras. A praticidade e rapidez do aparelho na hora de preparar e aquecer alimentos fez com que o forno micro-ondas ganhasse um lugar especial na casa de muitos.

Mas o uso do micro-ondas vem gerando debates há muitos anos. Afinal de contas, ele pode ser prejudicial à saúde? As comidas esquentadas no forno perdem seu valor nutricional? Neste artigo, vamos desvendar alguns dos mitos e verdades sobre o eletrodoméstico.

Os alimentos preparados no micro-ondas perdem seus nutrientes: MITO

Estudos apontam que o uso do micro-ondas não afeta o valor nutricional do alimento. Qualquer tipo de cozimento pode alterar quimicamente um alimento e seu conteúdo em nutrientes: a vitamina C, as gorduras ômega-3 e alguns antioxidantes bioflavonóides são mais sensíveis ao calor em geral. Nutrientes de vegetais também podem se perder em água ao serem cozidos e, como o micro-ondas usa menos água, a comida pode até ser melhor.

Aquecer plásticos no micro-ondas pode ser perigoso: VERDADE

A recomendação é evitar colocar plásticos no micro-ondas. Alguns tipos de plástico quando aquecidos podem liberar uma toxina chamada bisfenol que é perigosa para a saúde. O tipo de plástico associado a essa toxina é o encontrado em bandejas de congelados. Na dúvida, é melhor sempre optar por vidro ou cerâmica na hora de esquentar algo no micro-ondas.

As micro-ondas do forno podem causar câncer: MITO

A American Cancer Society (ACS) explica que a exposição à radiação tem uma escala e que as micro-ondas estão na extremidade inferior, enquanto os raios-x, raios gama e radiação UV estão na extremidade alta. Quando o micro-ondas é usado de acordo com o as instruções do fabricante, não há evidências de que eles representem um risco para de câncer.

Especialistas recomendam não utilizar aparelhos quebrados ou muito antigos, já que peças em mal estado podem liberar maior quantidade de radiação. Fornos com mais de 10 anos devem ser substituídos por novos micro-ondas modernos para evitar riscos.

O micro-ondas cozinha o alimento por completo: MITO

Quando se trata de cozinhar, as micro-ondas emitidas pelo forno penetram na comida a uma profundidade de, aproximadamente, 3 cm. Por isso, o calor não será capaz de alcançar o centro do alimentos mais espessos. Isso pode ser perigoso no caso de carnes, já que uma carne mal cozida pode causar infecção alimentar. O micro-ondas deve ser apenas um aquecedor de alimentos já cozidos e preparados.

Ferver uma xícara de água em um micro-ondas pode causar uma explosão: VERDADE

Quando a água é aquecida em um forno por muito tempo, as microondas podem impedir a formação de bolhas que geralmente a resfriariam. Isso pode fazer com que a água superaqueça e o calor seja liberado violentamente, estourando a xícara. Para evitar que isso aconteça, coloque uma colher de pau dentro do forno.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos