Embate com servidores: Rui diz temer colapso financeiro absoluto

Cortesia ao AL24h

Rui diz temer colapso nas contas do município

“Porque eu entraria nessa briga inglória, a 1 ano e oito meses do final do meu mandato, se não fosse absolutamente necessário?” Foi assim que o prefeito Rui Palmeira (PSDB) respondeu à imprensa na manhã desta quinta (11) sobre o impasse entre o Executivo e os servidores municipais a respeito dos projetos de lei (PLs) enviados à Câmara e que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Salários e Estatuto dos Servidores e que vêm sendo duramente criticados pelo conjunto dos servidores.

Na última terça (9), servidores de várias categorias entraram em confronto com policiais militares quando tentavam ser ouvidos pelos vereadores. Houve registro de depredação e acusação de agressões de ambas as partes. As sessões do legislativo municipal foram suspensas durante a semana e uma reunião entre o prefeito e os servidores está prevista para ocorrer amanhã (12) a partir das 16h.

Em entrevista à imprensa, Palmeira voltou a defender os PLs de autoria do Executivo. Segundo o prefeito, em 2018 a Prefeitura de Maceió gastou R$ 1 bilhão com a folha de pessoal efetivo, tendo arrecadado nesse mesmo período R$ 100 milhões com IPTU.

Ainda segundo o chefe do Executivo municipal, essa correlação se tornou insustentável financeiramente. “Se nós não adotarmos essa medida agora, no segundo semestre corremos o risco de atrasar os salários e o próximo prefeito não conseguirá pagar a folha de pessoal,” avalia Rui Palmeira.

O prefeito alega que o município perdeu a capacidade de investimento e tudo que arrecada hoje é destinado ao pagamento da folha de pessoal. Rui defende, ainda, que os servidores impactados negativamente são os que recebem insalubridade acima de qualquer padrão praticado atualmente no país, e aqueles que recebem menos serão beneficiados. “Não entraria no embate para impactar negativamente alguém se não houvesse necessidade. Se não tomarmos essa medida, vamos entrar em colapso financeiro absoluto”, finaliza.

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos