UFPB aprova título de Honoris Causa ao músico Hermeto Pascoal

Gabriel Quintão/Divulgação

Músico brasileiro Hermeto Pascoal

O compositor e multi-instrumentalista brasileiro Hermeto Pascoal vai receber o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A instituição aprovou o reconhecimento por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni), nesta quinta-feira (27), e deve se tornar a primeira universidade do país a conceder o título ao músico. A data da outorga ainda será definida.

Para a coordenação do programa de pós-graduação em música da UFPB, que propôs a concessão do título, a iniciativa segue na mesma direção da recente criação do curso de bacharelado em música popular brasileira.

Um dossiê sobre o Hermeto foi produzido pelo pesquisador carioca Luiz Costa-Lima Neto, autor do principal livro sobre o Hermeto, intitulado “”The Experimental Music of Hermeto Pascoal and Group (1981-1993): Conception and Language”, a fim de justificar a honraria.

Segundo Costa-Lima Neto, Hermeto Pascoal, com 82 anos, já produziu mais de vinte discos autorais, incluindo cerca de 615 obras para as mais diversas formações musicais, como conjuntos de câmara, big bands e orquestras.

“Sempre aglutinando elementos sonoros provenientes dos gêneros erudito e popular, seu sistema musical singular é de difícil classificação. Para Hermeto Pascoal, tudo pode virar instrumento musical: um rangido de uma rede, as mãos esfregando a barba, o sopro em uma caneca de cerveja, os grunhidos de um porco ou uma aula de natação”, afirma o pesquisador.

O título de Doutor Honoris Causa é, segundo o regimento geral da UFPB, uma distinção conferida a eminentes personalidades que tenham contribuído para o progresso do país, ao honrá-lo em sua respectiva área de atuação.

Para o professor do Departamento de Música da UFPB, Valério da Costa, a concessão do título a Hermeto Pascoal “coloca a UFPB na vanguarda do país nesse tipo de medida, sobretudo em um momento no qual a cultura e as universidades estão sob ataque”.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos