Psicóloga usa redes sociais para agradecer doador de medula maceioense

Uma jovem psicóloga usou suas redes sociais para enviar uma mensagem de agradecimento ao seu doador de medula óssea. A jovem, que reside em São João do Piauí, foi submetida a um transplante de medula e seu doador é natural da capital alagoana. Para agradecer ao seu doador, Iderlane Marques publicou uma carta de agradecimento onde reverencia o gestor do doador anônimo. (Veja abaixo a carta na íntegra)

O que é a doação de medula óssea:

Atender interessados em se candidatarem à doação de medula óssea, registrando-os em uma base nacional no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) que reúne as informações (nome, endereço, resultados de exames, características genéticas) de pessoas que se voluntariam a doar medula para pacientes que precisam do transplante.

O candidato deve se dirigir ao Hemoal, onde serão feitos o cadastro e a coleta de uma amostra de sangue, a ser encaminhada aos laboratórios aptos a realizarem esses exames de alta especificidade técnica, registrados no Ministério da Saúde. Constantemente, há um cruzamento de dados entre o resultado dos exames de Histocompatibilidade (HLA) do doador cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e o do paciente, informação armazenada no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme). Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é convocado para confirmação da compatibilidade, exames complementares e para realizar a doação propriamente dita.

O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. O fator que mais dificulta a realização do procedimento é a falta de doador compatível, já que as chances de o paciente encontrar um doador compatível na população em geral pode chegar a 1 em cada 100 mil pessoas.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

CARTA PARA O MEU DOADOR DE MEDULA ÓSSEA: Oi, não sei o seu nome, só me falaram que é homem, de Maceió, tipo sanguíneo A+ e que tem mais ou menos a minha idade. Tenho que te contar que hoje fazem 14 dias que colocaram em mim um pouquinho de você e foi o suficiente para a MEDULA PEGAR E JÁ DE DERAM ALTA DEPOIS DE UM MÊS INTERNADA. Graças a Deus que cuidou de cada detalhe, depois graças a você por existir e por ser tão generoso. Você precisa saber o quanto te amo, mesmo sem conhecer, mesmo com tão pouco tempo que sei da sua existência. Eu tive tanto medo que você nunca existisse, a minha cura dependia por inteiro de você. Rezei tanto pra você aparecer na minha vida! Tanta gente rezou por isso! Tanta gente daqui te ama! Você foi responsável pelo dia mais feliz da minha vida!!! Antes da sua existência sempre havia um medo, pois eu sabia da gravidade da doença e da raridade de encontrar alguém compatível no banco de dados! Numa consulta de rotina meu médico olhou nos meus olhos e falou que eu tinha um doador… perguntei a ele três vezes se era verdade, ele me mostrou o e-mail kkkk Eu só conseguia chorar, foi um dia único, marcante, inexplicável, jamais esquecerei do que senti. Depois de saber da tua existência retirei um peso enorme das costas, voltei a dormir bem novamente. Graças a sua existência eu pude ter a coragem de voltar a planejar toda a minha vida! Voltei a acreditar que teria o meu Juliano e minha princesa, pude voltar a pensar em exercer minha profissão, dançar meus forrós, replanejar as minhas viagens…fazer tudo que eu tenho vontade de viver. Você trouxe a paz para os meus pais novamente, como eles sofreram com tudo! Como eles vibraram por você existir. Hoje me pergunto se você não existisse? E se nunca tivesse se cadastrado como doador? E se tivesse se recusado ao ser convidado para me salvar? Me emociono todas as vezes que lembro de ti, choro sempre que lembro. Espero que queira me conhecer, espero que tenha paciência para eu te contar tudo o que significa em minha vida! Espero que nunca se esqueça o quanto é luz no mundo! Você deve ter teus defeitos, claro! Mas é alguém de um coração enorme e que salvou a minha vida! #quechegueotempodetever ?

Uma publicação compartilhada por Iderlâne Marques (@iderlane_marques) em

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos