BPA faz Operação de combate a crimes ambientais

Ascom BPAMaterial apreendido durante operação do BPA

Material apreendido durante operação do BPA

Nas 24 horas desta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, o Batalhão de Polícia Ambiental fez diversas operações de combate a crimes ambientais em diversas cidades do estado de Alagoas.

A operação começou no município de Jequiá, na BR-101, proximidades da Usina Sinibú, no Rio Jequiá, onde, através de denuncias, o BPA localizou uma extração de areia sem licença ambiental. A extração era feita através de uma draga tratores e um caminhão sem qualquer estudo de impacto ambiental no local e fora das normas ambientais de extração de minério em leitos de rios. No local foram autuados por crime ambiental os Srs. Claudionor Vicente dos Santos, 42 anos, e seu filho Claudemir dos Santos, 24 anos. A guarnição ao revistar os veículos encontrou um revolver cal. 38 com numeração raspada e 06 munições intactas, que o Sr. Claudemir dos Santos declarou ser o proprietário, sendo conduzido à delegacia de São Miguel dos Campos e autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

Ainda no KM 114 da BR-101, próximo à Usina Terra Nova, um caminhão carregado de madeira, placa HZU8409, tombou, e ao chegar ao local os policias ambientais constataram que o veículo transportava madeira nativa sem qualquer documentação de origem. O Dono do veículo, Sandoval Gomes da Silva, foi autuado pelo transporte ilegal de 146 toras de madeira nativa, e teve seu veículo e a madeira apreendidos.

Prosseguindo a operação, o BPA foi à cidade de Palmeira dos Índios verificar denuncia de tráfico de animais silvestres e caça ilegal. Ao chegar ao local indicado nas investigações, os policiais encontraram o, Sr. José Carlos Leão da Silva, 43 anos, que tentou esconder diversos animais silvestres no guarda roupas. A guarnição flagrou diversos animais silvestres em cativeiro (pássaros, jabutis e tejus), além de diversas peles de animais escondidas em baixo do colchão, materiais de caça, rifle, redes para caçar pássaros, pólvora, chumbinho, bala-clava, materiais camuflados, cápsulas de munições cal.38 e outros apetrechos. O Sr. José Carlos declarou que trabalha vendendo pássaros ornamentais em diversos estados e assumiu ser o dono dos pássaros silvestres e jabutis, porém informou que todo material de caça seria de seu filho, um menor de 17 anos de idade. Todo material relacionado à caça foi apreendido, além dos animais que foram encaminhados ao IBAMA. José Carlos foi autuado em flagrante por crime ambiental e vai responder criminalmente podendo ainda ser multado pelo IBAMA. A operação foi comandada pelo 2º Tenente Victor Duarte, acompanhado de duas guarnições formadas por 8 policias militares do BPA.

Segundo o Tenente Coronel Oliveira, Comandante do BPA, o Batalhão de Policia Ambiental vem recebendo muitas denúncias desses tipos de crimes e conta cada vez mais com a colaboração da sociedade alagoana que a cada dia vem contribuindo para o êxito das operações da Policia Ambiental. “Qualquer informação sobre esses tipos crimes podem ser passadas para o disque denúncia da Secretaria de Defesa Social, 181,que serão repassadas ao BPA. Além do disque denúncia qualquer outra informação poderá ser passada diretamente ao Batalhão Ambiental ao telefone 3315 4325.”

Fonte: Ascom BPA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos