Unidades com Pronto Atendimento funcionarão também durante o carnaval

AssessoriaUnidades com Pronto Atendimento funcionarão também durante o carnaval

Unidades com Pronto Atendimento funcionarão também durante o carnaval

A Secretaria de Saúde de Maceió irá manter, nas sete unidades de referência do município, o serviço de Pronto Atendimento (PA’s) durante a folia carnavalesca – do sábado até quarta-feira – garantindo assim o atendimento de pequenas urgências em demanda espontânea da população em todas as regiões da cidade também neste período. Nas demais unidades de saúde da rede municipal o atendimento ambulatorial da atenção básica só será retomado na quinta-feira (06), após a folia de Momo.

Criado em 2011, o serviço de Pronto Atendimento do município desempenha seu papel na rotina da assistência de saúde como “porta de entrada” para o atendimento básico de ocorrências como crises hipertensivas, convulsivas e alérgicas, diarreias, dores diversas – abdominais, na cabeça, no peito – vômitos, infecções urinárias, cólicas menstruais e renais, curativos de pequenos cortes e desidratação, entre outras, com a finalidade de desafogar as unidades de atendimento de urgência e emergência – como os mini pronto-socorros e o HGE – para onde estão sendo encaminhados apenas os casos de maior gravidade.

Trabalhando de forma coordenada com as unidades do Estado, os PA’s têm assegurado a assistência necessária às pessoas que precisam de um atendimento básico na própria região em que residem, sem a necessidade de grandes deslocamentos. O serviço de Pronto Atendimento está instalado nas unidades de referência de cada Distrito Sanitário – US Ib Gatto Falcão (Tabuleiro), Roland Simon (Vergel do Lago), PAM Bebedouro, US Dr. Aliomar Lins (Benedito Bentes), João Paulo II (Jacintinho), Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra) e US Pitanguinha – e registram, ao todo, uma média de 10 mil atendimentos por mês.

“Nossas equipes estão preparadas para fazer nas pequenas ocorrências com a assistência adequada a cada caso, no sentido de estabilizar o paciente. Mas quando o caso necessitar de um atendimento mais especializado ou uma intervenção de equipe de urgência/emergência, encaminharemos diretamente para o Hospital Geral do Estado”, frisa a coordenadora geral dos PA’s, Mariana Coelho da Paz.

As unidades de Pronto Atendimento funcionam de domingo a domingo, inclusive feriados, das 7h às 19h, disponibilizando à população uma equipe composta por médico, enfermeira, auxiliares de enfermagem, farmacêutico e pessoal de apoio – administrativo e de serviços gerais. Cada unidade dispõe ainda de uma ambulância exclusiva para o atendimento do PA e laboratório para exames básicos.

Por solicitação da comissão organizadora do carnaval na Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), haverá ainda uma equipe de Pronto Atendimento em cada pólo oficial da folia carnavalesca, para fazer qualquer atendimento de urgência nesses locais.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos