Boi de Alagoas perde Mestre Vevel

Faleceu neste domingo o último grande mestre de Bumba-meu-boi de Alagoas.

AscomBoi de Alagoas perde Mestre Vevel

Boi de Alagoas perde Mestre Vevel

Everaldo Lins (Mestre Vevel) lutava contra um câncer de pulmão há alguns anos

Faleceu na manhã deste domingo (09), vítima de câncer no pulmão, aos 62 anos, Everaldo Lins, mais conhecido como Mestre Vevel, o último grande mestre de Boi de Alagoas.

Nascido em 11 de setembro de 1951, residia na Travessa Paraná, nº 35, no bairro do Poço, em Maceió, onde fez questão de permanecer mesmo após o seu quadro de saúde se agravar, pois amigos conseguiram sua internação para se tratar, principalmente nos últimos meses, mas ele se recusou a sair de casa.

Vevel era coordenador e entoador do grupo Bumba-meu-boi Paraná, além de ser uma referência das mais queridas para as mais novas gerações de brincantes do Boi, em Alagoas, pois além do seu próprio grupo de Boi, também orientava e assessorava outros grupos de folguedos, quanto as composições musicais, rítmicas e também em relação aos figurinos.

Em 2012 foi declarado como Patrimônio Vivo de Alagoas, pelo Registro do Patrimônio Vivo, instituído pela Secretaria de Estado da Cultura. Em 2013, foi homenageado pela Liga de bumba-Meu-Boi de Maceió, durante o Festival de Bumba-meu-Boi, mas tímido como ele era, não apareceu no palco para receber a homenagem.

Não há informações ainda sobre o enterro.

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos