IMA verifica temperatura de três casas em Maceió

IMA/ALIMA/AL

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) visitaram, no final da manhã de hoje (08), três casas nos bairros do Bom Parto, Jaraguá e Gruta de Lurdes em Maceió, com o objetivo de verificar a temperatura do piso das residências. Os moradores entraram em contato com o órgão e solicitaram vistoria, pois perceberam um aumento significativo na temperatura do piso em determinadas partes das casas.

Na casa da senhora Nazaré de Lima, no Bom Parto, durante a manhã desta quinta-feira a temperatura na cozinha variou entre 23 e 26 graus. A moradora disse que no último final de semana, quando passou pelo cômodo sentiu o piso muito quente e ficou assustada. “Meu genro colocou uma toalha úmida na cerâmica, mas não adiantou. Por conta do calor chegou a sair até vapor da toalha”, afirmou.

Já na residência do bairro do Jaraguá, a temperatura máxima registrada durante a vistoria foi de 29 graus. O morador informou que durante a noite o piso fica muito mais quente e a mudança é facilmente percebida. Nos dois casos, de acordo com o diretor de fiscalização do IMA, Carlos Eduardo Godoy, é possível que a causa da elevação da temperatura seja porque as casas foram construídas em regiões que antigamente eram de mangue e a quantidade de matéria orgânica embaixo desses locais é grande. Por conta da decomposição pode haver este tipo de mudança na temperatura.

O IMA vai monitorar essas residências para que caso voltem a registrar calor excessivo sejam feitas perfurações no solo para a retirada de material que deverá passar por análise.

A temperatura mais elevada foi registrada na residência localizada na Gruta de Lourdes. Em uma das cerâmicas do banheiro o termômetro chegou a marcar 42 graus. A proprietária da residência informou que recentemente foi feita uma reforma hidráulica e uma obra de esgotamento sanitário na casa.

“Entrei em contato com a empresa que fez o serviço e perguntei se eles haviam usado algum tipo de material químico que pudesse ter elevado a temperatura, mas eles garantiram que nada que causasse esta situação foi utilizado”, contou. O IMA orientou a moradora a procurar um engenheiro sanitarista para que seja realizada uma análise no local, na tentativa de descobrir o que está causando a variação da temperatura.

Fonte: IMA/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos