CPT concederá Prêmio Dom Helder Câmara a Tutmés Airan

O Prêmio é concedido a personalidades que se destacaram na defesa da luta no campo.

Desembargador Tutmés Airan, relator do processo
Desembargador Tutmés Airan, relator do processo

O Desembargador Tutmés Airan receberá o Prêmio Dom Helder Câmara concedido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), em Alagoas, durante a abertura da 23ª Assembleia Estadual. A premiação que será concedida nesta terça-feira (19), no Centro Catequético dos Irmãos Maristas, no município de Barra de São Miguel, distante 34 km de Maceió, tende a homenagear personalidades que se destacaram na defesa da luta no campo.

De acordo com Carlos Lima, coordenador da CPT, em fevereiro de 2011, durante a ocupação no Cais do Porto, promovida pelos quatro movimentos sociais de Alagoas, o Desembargador Tutmés Airan se colocou a disposição do movimento no intuito de intermediar uma possível negociação com os poderes. Durante a ocasião também foi criado um Comitê de Conflitos Agrários no estado, onde ele é o atual representante do Poder Judiciário.

“Ele (o Desembargador) também teve uma postura firme contra os políticos em relação a vendas e aquisição de lotes destinados à reforma agrária no estado de Alagoas”, destacou Carlos Lima.

Dentro da programação de abertura também serão entregues certificados aos acampamentos Bota Velha (Murici) pela resistência contra uma ação judicial expedida pela Vara Agrária de Alagoas, em favor da Usina Santa Clotilde, e Nossa Senhora Virgem dos Pobres (Major Isidoro), pela sua organização interna enquanto acampamento.

Cerca de 150 camponeses ligados a CPT, com delegação do sertão, agreste, mata e litoral, além de agentes pastorais participarão da assembleia e debaterão temas relacionados à vivência e a luta diária no campo com o padre Tiago Thorlby, da CPT de Pernambuco, como também a conjuntura política local e nacional.

Fonte: Assessoria/CPT

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos