Supletivos: candidatos têm até dia 23 para retirar cartão

Ascom/SEENilze Cavalcante, diretora de Apoio ao Desenvolvimento da Educação

Nilze Cavalcante, diretora de Apoio ao Desenvolvimento da Educação

Os cartões de inscrição dos Exames Supletivos 2012.2 da Secretaria de Estado da Educação estarão disponíveis aos candidatos até o próximo dia 23 de novembro, data que antecede o início das provas. Com o fim do prazo para a retirada nos pólos de inscrição, o candidato deve acessar o site http://tecnocon-pi.com.br/supletivoalagoas/ e informar o CPF para a impressão do cartão. Caso o documento apresente algum erro no nome, local ou horário, o candidato também tem até o dia 23 para se dirigir ao pólo e solicitar a correção.

As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de novembro com a comunidade em geral e, nos dias 26, 27 e 28, com reeducandos ou privados de liberdade. O Exame Supletivo é direcionado a pessoas que, por algum motivo, não terminaram o Ensino Básico e que precisam concluir a escolaridade, inclusive em disciplinas isoladas.

Ao todo, foram contabilizados 8.950 inscritos, sendo que 3.637 para o Ensino Fundamental e 5.313 para o Ensino Médio. Do número total de inscrições, quase metade foi para o município de Maceió. A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) que registrou a maior procura foi a 5ª CRE, que abrange Arapiraca e municípios vizinhos, com 1740 candidatos cadastrados, seguida pela 15ª CRE (Cepa), com 1.358 inscritos e a 1ª CRE, que contempla os bairros da baixa Maceió, com 1.289 cadastrados. Já no sistema sócioeducativo (regimes penitenciário e ressocializador de menores), onde também serão aplicadas as provas, foram registradas 448 inscrições.

Provas
As provas para as disciplinas de Língua Portuguesa e Redação serão realizadas no sábado (24), das 18h às 20h. No domingo (25), das 8h às 11h, os candidatos se submetem às provas de Matemática, Artes, História, Física e Fundamentos Sócio-filosóficos. À tarde, das 14h às 17h, são aplicados os exames referentes à Língua Estrangeira, Química, Biologia e Geografia. Os portões dos locais de prova abrem com uma hora de antecedência.

“Aconselhamos ao candidato conhecer o local onde ele fará a prova a fim de evitar atrasos ou qualquer transtorno no dia. Além disso, que ele não deve esquecer de levar o material e a documentação necessária: cartão de inscrição, documento de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta, com embalagem transparente”, alerta Nilze Cavalcante, diretora de Apoio ao Desenvolvimento da Educação na Superintendência de Gestão do Sistema

A diretora ainda adverte sobre a utilização de eletrônicos nos locais de prova. “O uso de celulares, tabletes ou qualquer outro tipo de aparelho será proibido. A fiscalização será bem rígida neste sentido”, alerta.

Aulões preparatórios na 14ª CRE – A 14ª Coordenadoria Regional de Educação, localizada em Maceió, vem ofertando, desde a última segunda-feira (12), aulões preparatórios aos candidatos que serão submetidos às provas. Ministrada por professores voluntários, as aulas estão acontecendo na Escola Rotary, no Tabuleiro do Martins.

A revisão com assuntos do ensino fundamental tiveram início na segunda-feira (12) e estão sendo ministradas até hoje (14). Já o conteúdo das provas do Ensino Médio será repassado nos próximos dias 21, 22 e 23. De acordo com Israel Nicolau, coordenador da 14ª CRE, cerca de 350 inscritos nos Exames Supletivos estão participando do cursinho preparatório. Além das orientações, eles receberam um kit de apoio com pasta, bloco de anotações, caneta e lápis.

“A CRE, em parceria com a Secretaria, quer oferecer um suporte maior aos candidatos para que eles prestem um bom Exame e consigam a aprovação”, explica Israel.

Fonte: Ascom/SEE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos