IR 2015: Regras e dicas para se programar e não ter dor de cabeça

Em março, começa a época de entrega da declaração do Imposto de Renda 2015, que tem como base o ano de 2014. Ainda que falte mais de um mês para isso, é possível já antecipar os passos para evitar dor de cabeça de última hora. O governo brasileiro ainda não anunciou as regras do ano para o Imposto de Renda, mas acredita-se que quem ganhou mais do que R$ 26.816,55 em renda tributável deverá fazer a declaração.

No fim de 2014, no mês de novembro, o site oficial da Receita divulgou uma espécie de rascunho da declaração do Imposto de Renda desse ano. Lá, o brasileiro pode preencher suas informações gradualmente, enquanto o programa oficial de declaração não é lançado em março.

Esse rascunho foi feito para facilitar o preenchimento da declaração oficial, e não tem valor de oficial. Para ajudar na escolha entre os modelos simplificado ou completo, esse programa conta possui o quadro "Opção", no canto esquerdo da página, mostrando o valor do imposto ou restituição que será pago. Confira abaixo algumas dicas para começar a se programar para fazer a declaração do IR 2015 desde já:

Importe a declaração do ano anterior. Você pode fazer isso no próprio site da Receita Federal e facilitará o processo desse ano. Também resgate uma cópia da declaração do ano passado.

Caso você tenha mudado de emprego ou comprado um novo carro, também deve resgatar documentos que comprovem o valor do bem ou renda recebida.

Se você preenche a declaração completa, resgate todos os comprovantes de despesas. Gastos dedutíveis, como os gastos com educação e saúde, podem precisar de comprovação. E os valores devem ser preenchidos corretamente.

Resgate também informações sobre venda ou compra de bens. Ao vender um imóvel, por exemplo, o contribuinte tem que informar o valor pelo qual foi adquirido, sem correção, e o ganho obtido.

* Resgate informes de fontes pagadoras. Bancos, instituições financeiras e empresas devem fornecer os informes até o fim de fevereiro. a época de entrega da declaração do Imposto de Renda 2015, que tem como base o ano de 2014. Ainda que falte mais de um mês para isso, é possível já antecipar os passos para evitar dor de cabeça de última hora.

O governo brasileiro ainda não anunciou as regras do ano para o Imposto de Renda, mas acredita-se que quem ganhou mais do que R$ 26.816,55 em renda tributável deverá fazer a declaração. No fim de 2014, no mês de novembro, o site oficial da Receita divulgou uma espécie de rascunho da declaração do Imposto de Renda desse ano.

Lá, o brasileiro pode preencher suas informações gradualmente, enquanto o programa oficial de declaração não é lançado em março. Esse rascunho foi feito para facilitar o preenchimento da declaração oficial, e não tem valor de oficial. Para ajudar na escolha entre os modelos simplificado ou completo, esse programa conta possui o quadro "Opção", no canto esquerdo da página, mostrando o valor do imposto ou restituição que será pago.

Confira abaixo algumas dicas para começar a se programar para fazer a declaração do IR 2015 desde já:

* Importe a declaração do ano anterior. Você pode fazer isso no próprio site da Receita Federal e facilitará o processo desse ano. Também resgate uma cópia da declaração do ano passado. * Caso você tenha mudado de emprego ou comprado um novo carro, também deve resgatar documentos que comprovem o valor do bem ou renda recebida.

* Se você preenche a declaração completa, resgate todos os comprovantes de despesas. Gastos dedutíveis, como os gastos com educação e saúde, podem precisar de comprovação. E os valores devem ser preenchidos corretamente.

* Resgate também informações sobre venda ou compra de bens. Ao vender um imóvel, por exemplo, o contribuinte tem que informar o valor pelo qual foi adquirido, sem correção, e o ganho obtido.

* Resgate informes de fontes pagadoras. Bancos, instituições financeiras e empresas devem fornecer os informes até o fim de fevereiro.

Fonte: Sobreisso.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos