Maceió


Senac abre inscrições para curso de Libras

O Senac Alagoas inicia, no próximo dia 22, mais uma turma do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), considerada a segunda língua oficial do país. A Libras é diferente da língua portuguesa e quem domina a linguagem dos sinais e também compreende o português torna-se bilíngue. O curso vai ser realizado na Unidade Centenário, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 20h, até o dia 14 de julho.

Dados do IBGE revelam que, no Brasil, existem mais de cinco milhões de deficientes auditivos. A lei nº 8.213, de 1991, obriga empresas com mais de 100 funcionários empregados a preencherem de 2 a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas deficientes. Pela mesma lei, as escolas, caso procuradas por estes, deve imediatamente adaptar seus recursos instrucionais, capacitar funcionários e docentes, além de adequar o meio físico.

Segundo o Decreto Lei nº 5.626, de 2005, que regulamenta a lei nº 10.436, de 2002, diz que as instituições de ensino da educação básica e da educação superior devem incluir, em seus quadros e em todos os níveis, etapas e modalidades, o tradutor e intérprete de Libras. Isso para viabilizar o acesso à comunicação, à informação e à educação de alunos surdos. O prazo para que as instituições se adaptem vai até 2015.

Libras
A Língua Brasileira de Sinais foi desenvolvida a partir da língua de sinais francesa. As línguas de sinais não são universais, cada país possui a sua. Ela possui estrutura gramatical própria. Os sinais são formados por meio da combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço.

Fonte: Ascom Senac

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>