Abertura oficial de campanha de vacinação será sábado

Saúde alerta pais para a necessidade de vacinar os filhos contra paralisia infantil, sarampo, rubéola e caxumba.

Ascom/SesauZé Gotinha conclama população a participar de vacinação

Zé Gotinha conclama população a participar de vacinação

O personagem mais famoso da Campanha de Vacinação Infantil, o Zé Gotinha saiu às ruas de Maceió nesta sexta-feira (17) convocando os pais e responsáveis a levar as crianças aos postos de vacinação neste sábado (18) Dia D da Campanha contra paralisia infantil, sarampo, rubéola e caxumba. A carreata, que saiu da sede da Sesau com o mascote da campanha, percorreu os bairros do Poço, Ladeira Geraldo Melo, Centenário, Feitosa, Jacintinho, Mangabeiras e orla de Maceió.

O objetivo da campanha é vacinar 276.467 crianças menores de cinco anos contra paralisia infantil e 335.015 crianças entre um ano e menores de sete anos contra o sarampo, rubéola e caxumba nos 102 municípios para atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde que é de 95%.

Segundo a gerente estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, as crianças com idade entre um e menores de cinco anos deverão ser vacinadas, simultaneamente, contra a paralisia infantil, sarampo, rubéola e caxumba. “No caso de crianças que estejam nesta faixa etária, os pais podem ficar tranquilos, pois não há nenhuma contra indicação em vaciná-las duas vezes no mesmo dia”, assegurou.

De acordo com Denise Castro, há contra indicação apenas para as crianças que tenham alergia a proteína do ovo ou que tenham apresentado choque anafilático ao serem vacinadas em campanhas anteriores. “Mas no caso das crianças que estejam com febre durante a campanha, elas deverão esperar o problema ser solucionado e poderão ser vacinadas posteriormente”, explicou Denise Castro, informando que para campanha de Vacinação estão disponíveis 997 postos entre fixos, extras fixos e volantes, além de 3.345 profissionais e 649 veículos.

Sábado

A campanha, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com o Ministério da Saúde e os 102 municípios, foi iniciada na última segunda-feira (13) e vai até o dia 22 de julho. Neste sábado (18), o Zé Gotinha estará em Marechal Deodoro, dia D de vacinação. A ação será realizada a partir das 8h, no posto de Saúde da Família, na Ilha Santa Rita, em Marechal Deodoro e contará com a participação do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo.

Maceió

Posto de Vacinação

Shoppings Maceió (antigo Iguatemi) / Pátio (Benedito Bentes) / Miramar (Barro Duro); GBarbosa (Praia e Stella Maris); Hiper Bompreço (Ponta Verde, Pajuçara, Farol e Gruta); supermercados Extra, Super Giro e Sertanejo; Loja Tupan ; Casa Vieira (Farol); Sesc Poço; Lacen /Cerest; drogarias São Luiz (Avenida Deputado José Lages), Droga C e Barros (Sanatório); Federação Alagoana de Vela e Motor; Loja Maçônica Rosa Cruz; e Farmácia do Beto.

Fonte: Sesau/SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos