Alagoas inicia projeto de turismo em abril

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Durante o encontro “Estado e Municípios: Ações Estratégicas para o Desenvolvimento”, organizado pelo Governo do Estado com os 102 municípios alagoanos, que acontece nesta quinta e sexta, 5 e 6 de março, no Centro de Convenções de Maceió, o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, o secretário de Estado do Turismo, Virginio Loureiro, e a diretora técnica do Sebrae-AL, Renata Fonseca, assinaram o contrato para o Zoneamento e Planejamento do Turismo do Estado de Alagoas.

O projeto, que será iniciado em abril e será realizado no período de seis meses a um ano, tem investimentos de cerca de 300 mil reais e contemplará um planejamento do turismo em longo prazo, com perspectivas até 2020, com diagnóstico da atividade em Alagoas, diretrizes e plano de ações. O “Zoneamento Turístico de Alagoas” é um projeto entre o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Turismo, com o Sebrae Nacional e de Alagoas.

De acordo com o secretário Virginio Loureiro, o zoneamento turístico é uma importante ferramenta para a definição mais precisa das áreas turísticas e suas características, a fim de realizar um diagnóstico com as referências para a formatação de produtos e captação de investimentos, levando em conta a vocação de casa região.

“Esse projeto será realizado por uma equipe especializada formada por técnicos, coordenada pelo especialista em turismo, Paulo Gaudenzi, em conjunto com profissionais da Setur, Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECID), Sebrae-AL e Sebrae Nacional, além dos representantes de cada município”, destaca o secretário.

Apresentação de ações

Além do lançamento do projeto de zoneamento, o secretário Virginio Loureiro apresentou aos prefeitos as ações da Setur para o desenvolvimento do turismo alagoano. Um dos resultados mais importantes, segundo Loureiro, foi o aumento de fluxo de turistas no Estado, com a chegada de 26 charters semanais, e da taxa de ocupação hoteleira, que teve uma média de 90% durante o verão, entre os meses de dezembro e fevereiro.

Loureiro destacou as ações da Setur para a movimentação do turismo na baixa temporada, com organização de eventos para agentes de viagens, a fim de promover o destino. Durante esta semana, mais de 100 agentes de viagens e jornalistas de Brasília estão visitando Alagoas e outro evento acontecerá em Cuiabá, devido ao novo charter da CVC, ligando Cuiabá, Brasília e Maceió, que inicia no próximo dia 21.

Além disso, Virginio lembrou que as ações devem ser realizadas integradamente com os municípios. Por isso, a Setur, em parceria com o Sebrae, realizará cursos com os representantes dos municípios turísticos, em diversas áreas, como elaboração de projetos, gestão de destinos turísticos, benchmarking, entre outros.

Fonte: Assessoria

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