Trabalhadores são capacitados para coleta do coco

DivulgaçãoCapacitação é voltada para os “subidores” de coqueiro, que são os trabalhadores que sobem nas árvores para colher os frutos

Capacitação é voltada para os “subidores” de coqueiro, que são os trabalhadores que sobem nas árvores para colher os frutos

Um curso para capacitar os trabalhadores na coleta do coco está com as inscrições abertas nas cidades de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. Os interessados devem ligar para o número (82) 3221-2111, das 14 às 18 horas, e ter mais de 18 anos de idade.

O treinamento é uma iniciativa da Associação dos Produtores de Coco do Estado de Alagoas (Prococo), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) e Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), com o apoio das prefeituras locais.

Para cada uma das cidades, são oferecidas 20 vagas. A data exata do curso ainda não foi definida mas, segundo a Prococo, será no final do mês de setembro, com uma carga de 20 horas-aula, entre a parte teórica e a prática.

A capacitação é voltada para os “subidores” de coqueiro, que são os trabalhadores que sobem nas árvores para colher os frutos. Segundo a Prococo, nos últimos cinco anos não há nenhum registro de acidentes envolvendo os “subidores”. Em média, esse trabalhador ganha R$ 60 por dia durante a colheita.

De acordo com Eurico Uchôa, presidente da Prococo, na época da colheita são necessários três “subidores”, três juntadores, três ajudantes, dois descascadores e um tratorista para cada hectare. “São feitas seis colheitas por ano, e Alagoas possui 12,5 mil hectares plantados com coqueiros”, salienta Eurico, que completa: “é preciso renovar a categoria dos subidores”.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, “o fortalecimento da cadeia produtiva do coco depende também da capacitação da mão de obra envolvida”. Na opinião de Álvaro Almeida, presidente da Faeal, toda e qualquer qualificação rural é importante, especialmente quando ela envolve a segurança do trabalhador. “Após a capacitação, eles irão produzir mais e com melhores noções de segurança”, lembra.

Os técnicos que irão ministrar os cursos são Cícero Paulo dos Santos e Sebastião Arlindo dos Santos, este último com uma experiência de 30 anos como “subidor” de coqueiro.

Fonte: Diego Barros/Seagri

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos