Tobogã vira ‘pomba’ para receber o Papa

O Papa Bento XVI vai rezar missa em um palco com uma cobertura em forma de pomba gigante, de 90 metros de envergadura por 70 metros de comprimento, construído sobre o "tobogã" do Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Nesta quinta-feira (22) foram apresentados os projetos dos dois palcos que serão construídos na cidade para a visita do Papa, que estará no Brasil entre os dias 9 e 13 de maio de 2007. (Veja fotos dos projetos dos dois palcos)

Além do palco do Pacaembu, onde Bento XVI vai conduzir uma celebração em um encontro com jovens no final da tarde do dia 10 de maio, será construída também uma estrutura no aeroporto de Campo de Marte, na Zona Norte da capital paulista. Ali, será realizada uma missa campal na manhã do dia 11.

O palco do Pacaembu tem como tema central o Espírito Santo, representado por uma pomba branca. A cobertura, confeccionada em material translúcido, vai iluminar o palco (com a luz do sol) em três cores: amarelo, representando o Vaticano; branco, representando a paz mundial; e vermelho, representando o Espírito Santo.

O palco ocupará uma área de 5.600 metros quadrados, dividido em três níveis. O Papa ficará sob o ‘corpo’ da pomba, no altar central, a 4,5 metros de altura. Sob as asas, ficarão alguns convidados. Na parte da frente do palco, com altura de 2,5 metros, serão realizadas apresentações de convidados. Há ainda um nível intermediário, a 3,5 metros do chão, reservado para a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Já no Campo de Marte, a estrutura tem como principal destaque um corte em forma de cruz, no fundo do palco. A idéia é permitir uma iluminação em forma de cruz, que se movimentará durante a cerimônia. Do alto, o palco tem o formato do desenho da bandeira do Brasil, com o símbolo do estado de São Paulo ao centro.

Assim como o altar do Pacaembu, a estrutura do Campo de Marte também terá três níveis, para acomodar o Papa e os cardeais, arcebispos e autoridades que participarão do evento. A expectativa dos organizadores é reunir 1,5 milhão de pessoas na missa campal.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos