Dom Antônio Muniz renuncia e Papa Francisco nomeia no arcebispo de Maceió

Pascom Arquidiocese de Maceió

Dom Antônio Muniz Fernandes serviu como arcebispo de Maceió de 2007 a 2024.

Dom Antônio Muniz Fernandes, renunciou ao cargo de líder da Igreja Católica, em Maceió, nesta quarta-feira (3). Dom Carlos Alberto Breis Pereira foi nomeado novo arcebispo da Arquidiocese.

De acordo com boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, no Vaticano, a renúncia foi endereçada ao Papa Francisco, que acatou o pedido do Metropolita.

Com a renúncia de Dom Antônio Muniz Fernandes, o atual bispo coadjutor, Dom Carlos Alberto Breis Pereira, assumirá a titularidade episcopal da Arquidiocese de Maceió.

Dom Antônio Muniz Fernandes foi nomeado Arcebispo de Maceió em 2006, assumindo o pastoreio em 2007. Recentemente, o religioso nasceu na cidade de Princesa Isabel, no interior da Paraíba, em 1952.

Além de arcebispo de Maceió, Dom Antônio serviu como bispo de Guarabira, na Paraíba. passou por problemas de saúde.

Tendo completado 75 anos em agosto do ano passado, dom Antônio cumpriu a orientação do Código de Direito Canônico, que estabelece essa idade para a apresentação da renúncia. Agora, ele torna-se arcebispo emérito. A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação a dom Beto e agradecimento a dom Antônio.

“Estimado irmão, Dom Antônio Muniz Fernandes,

Ao recebermos a notícia de que o Santo Padre, o Papa Francisco, acolheu o seu pedido de renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Maceió, em Alagoas, unimo-nos em agradecimento a Deus por sua vocação e pelos 25 anos dedicados ao pastoreio do povo de Deus em Guarabira e em Maceió.

Sua dedicação na construção de uma Igreja comprometida com o anúncio do Evangelho e atenta às realidades que precisam da caridade cristã são motivos de louvor ao ressuscitado. Com o salmista, exultamos ao Senhor na alegria pascal e cantamos as maravilhas que tem realizado também por meio de seu ministério episcopal.

Seja esta nova etapa repleta de saúde e de alegrias, Naquele que vos chamou.

Em Cristo”.

A CNBB também saudou o novo Arcebispo de Maceió, Dom Carlos Alberto Breis Pereira.

“Renovamos hoje nossa saudação ao senhor, desta vez pela nova missão que assumirá a partir desta nomeação como Arcebispo da Arquidiocese de Maceió, em Alagoas. Rogamos a Deus que tenha um frutuoso ministério nesta centenária arquidiocese.

Sob a intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres, cuja alegria da ressurreição de seu divino Filho celebramos nesta Oitava Pascal, rogamos que seja sempre renovado o pedido e o desejo que os discípulos de Emaús fazem ao Cristo ressuscitado no Evangelho de hoje: “Fica conosco, Senhor”.

Em Cristo”, diz a nota.

O NOVO BISPO

Pascom Arquidiocese de Maceió

Dom Carlos Alberto Breis Pereira foi nomeado novo arcebispo de Maceió

Dom Beto Breis, como é conhecido popularmente, tem 58 anos e nasceu em São Francisco do Sul, no interior de Santa Catarina. É frade menor franciscano desde os anos 80.

Em 2016, Dom Beto foi nomeado Bispo Coadjutor de Juazeiro. Em setembro do mesmo ano, tomou posse como titular da mesma sé.

Em janeiro deste ano, tomou posse como coadjutor da Arquidiocese Metropolitana de Maceió.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos