Reunião da AMA vai discutir limites de municípios; briga suspende Censo

O impasse diante dos limites territoriais suspendeu o Censo na Vila São Francisco, famosa por hospedar frei Damião no Carnaval. A vila fica entre os municípios de Paulo Jacinto e Quebrangulo.

Na região, o Censo está suspenso desde a última sexta-feira, depois que foi realizada uma sessão pública na Câmara dos Vereadores de Quebrangulo, para discutir a situação.

Na próxima segunda-feira, a Associação dos Municípios Alagoanos tenta resolver o impasse na Vila São Francisco e entre algumas cidades alagoanas. Vão participar do encontro prefeitos, representantes do Iteral e do IBGE.

Disputa

A disputa por algumas áreas se arrasta desde o último Censo que, segundo os gestores, não respeitou a lei que criou novos municípios. Para o Instituto de Terras do Estado, existem divergências comprovadas, mas a regulamentação delas vai depender de um convênio a ser feito com o IBGE para que as correções possam ser feitas.

Os prefeitos estão preocupados com o Censo populacional e agropecuário que está sendo realizado e que servirá de parâmetro para o governo federal definir os percentuais de distribuição de recursos como FPM, Fundeb e outros programas que têm como base o quantitativo populacional.

Com informações da AMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos