Turismo ganha o projeto Rota Graciliano Ramos

O projeto Rota Graciliano Ramos foi apresentado na última terça-feira, 5, na cidade da Barra de São Miguel, durante reunião do secretário de Estado de Turismo, Virgínio Loureiro, com prefeitos, secretários municipais e representantes de entidades das regiões Sul e das Lagoas.

O trem de turismo fará o trajeto Palmeira dos Índios-Quebrangulo-Vila São Francisco em viagens nos fins de semana, atraindo turistas para a região. Orçado em R$ 2,5 milhões, o projeto é resultado de uma parceria entre as prefeituras de Palmeira dos Índios e Quebrangulo, com apoio do Ministério do Turismo, que já disponibilizou os recursos. As obras incluem a recuperação e ampliação das estações ferroviárias das duas cidades. O trecho turístico tem um percurso de 36 quilômetros.

Na reunião, o secretário de Estado de Turismo, Virgínio Loureiro, ressaltou a importância da regionalização do turismo local, a partir de iniciativas conjuntas entre os municípios. “O meu partido é o turismo e temos que olhar o Estado como um todo para, juntos, conseguirmos um objetivo comum: que é o desenvolvimento do setor”, afirmou.

Virgínio Loureiro também fez um relato das atividades da Setur nos cinco meses, destacando as ações de promoção e marketing em nível nacional e internacional. As ações estão voltadas para a ampliação do fluxo turístico, captação de novos vôos regulares e charters e investimentos na área de hotelaria, por meio de parceria entre governo do Estado e iniciativa privada.

Em sua explanação, o secretário apontou alguns problemas que têm afetado o turismo nacional, como a crise do setor aéreo e a queda do dólar frente ao real, o que tem contribuído para o aumento das viagens internacionais. “O brasileiro vai hoje a Nova Iorque pagando US$ 700 em dez meses”, observou.

Segundo ele, em Alagoas o número de vôos é menor do que o registrado há três anos. Mas, apesar de ter uma malha aérea deficiente, Maceió terá em julho 13 vôos charters semanais da operadora CVC, procedentes de importantes centros emissores, incluindo Cuiabá, cidade onde a Setur fez o lançamento do Destino Alagoas. O evento, realizado no mês passado, registrou a participação de 250 agentes de viagens.

Fonte: Agência Alagoas

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