UFAL lança hoje especialização em Educação Ambiental

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) promove hoje, às 14h, a aula inaugural da especialização em Educação Ambiental. O curso é dirigido a professores da rede pública municipal e estadual de ensino que fazem parte do Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva, uma ação da Braskem que está presente em escolas de 17 municípios e envolve mais de mil educadores.

O coordenador do curso, professor Antonio Costa, diz que a especialização foi criada para atender à demanda grande de professores da rede pública que não têm acesso à capacitação e especialização por parte do Estado, principalmente nos temas ligados ao meio ambiente. Para ele, a educação ambiental é imprescindível nas escolas da rede pública de Alagoas, pois falta informação nas comunidades mais pobres sobre as relações com os recursos naturais.

“Esse curso pretende preencher parte dessa lacuna dando a esses professores o conhecimento científico e o instrumental para interferir na realidade. É preciso saber conviver – e ensinar a conviver e preservar – com esse imenso patrimônio natural que o Estado possui, lagoas, praias, o rio São Francisco”, observa,” afirma Costa.

Inicialmente, serão duas turmas com cinqüenta alunos cada. A primeira turma inicia as aulas hoje e a segunda turma começa o curso em novembro. Esses primeiros cem alunos foram os que tiveram apresentaram os melhores projetos analisados pela universidade. A especialização que começa com os professores do programa Lagoa Viva pode ser o primeiro passo de um curso permanente e aberto a todos na universidade.

O curso de especialização terá duração de um ano e está vinculado à faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Quinze professores desses cursos fazem parte do quadro da especialização, que tem seu conteúdo baseado em Educação Ambiental, Economia Sustentável e Metodologia da Educação Ambiental.

A aula inaugural do curso faz parte da programação da sexta edição do Congresso Estadual do Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva. O evento, realizado pela Braskem, acontece de amanhã a sexta-feira no Centro Cultural e de Exposições de Maceió e vai trazer para cá especialistas mundiais em meio ambiente.

LAGOA VIVA – O Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva é uma iniciativa da Braskem e as secretarias de educação do Estado e dos 17 municípios em que está presente.

A ação que integra o programa de responsabilidade social da empresa está completando seis anos e hoje dá educação continuada para cerca de mil professores em todo o Estado. As principais frentes do Lagoa Viva são o trabalho de disseminação da cultura da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável, por meio das escolas, nas comunidades e a formação de mão-de-obra para geração de renda.

O Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva começou com a comunidade do Pontal, em Maceió, expandiu para 17 municípios e continua crescendo. A mais recente comunidade a integrar a ação foi a de Maravilha, no Alto Sertão alagoano, onde a relação de seus habitantes com o importante bioma da caatinga já está sendo trabalhada desde o início do ano.

O Lagoa Viva está presente em Maceió, Barra de São Miguel, Pilar, Marechal Deodoro, Coqueiro Seco, Piaçabuçu, Branquinha, Viçosa, Feliz Deserto, Santa Luzia do Norte, Rio Largo, Coruripe, São Miguel dos Campos, Penedo, União dos Palmares, Messias e Ibateguara.

Fonte: Milena Andrade

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos