HU abre inscrição de curso por telemedicina

O Hospital Universitário da Ufal inicia este mês o curso continuado a distância de Cirurgia Geral e Gastroenterologia, a segunda capacitação proporcionada através da telemedicina. O curso terá como coordenador o médico Henrique Valter Pinnoti, da USP, para um público-alvo formado por médicos e graduandos de medicina.

As aulas começam neste próximo dia 28 de agosto, das 9 às 12 horas, com certificação para quem tiver uma freqüência superior a 75% das aulas. As inscrições podem ser feitas no local onde acontecerão as transmissões, ao vivo, das aulas – no próprio Hospital Universitário, pelo e-mail telemedicina@gmail.com ou na Direção de Ensino do hospital pelo telefone 3322-2344, ramal 2019.

O curso será coordenado no Estado pelo dr. João Batista Neto, coordenador de Pesquisa do Serviço de Cirurgia Geral e Especialidades do HU e tem apoio de pelo menos oito instituições da saúde, como o Colégio Brasileiro de Cirurgiães e Federação Brasileira de Gastroenterologia. O uso de recursos da informática para a transmissão de dados médicos e controle de aparelhos a distância há muito deixou de ser ficção científica no mundo, mas só agora a telemedicina está virando realidade em hospitais públicos brasileiros. Através da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, vinte hospitais universitários de vários Estados, inclusive de Alagoas, e instituições vinculadas a eles começam a ter acesso a esta técnica, que promete provocar uma verdadeira revolução na assistência e no ensino.

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), único do Estado a participar da rede, já começou a receber os equipamentos que dão suporte indispensável à prática de telemedicina na instituição.

Fonte: Tâmara Albuquerque

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos