Professores da rede pública discutem Educação Ambiental

Cerca de 600 professores de escolas do município e do Estado participam de hoje até sexta-feira da sexta edição do Congresso Estadual do Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva. O evento acontece no Centro de Convenções de Maceió e deve reunir também cerca de mil alunos da rede pública.

Durante três dias, especialistas brasileiros e europeus traçam o atual quadro ambiental mundial e mostram quais são os principais desafios dos educadores e a importância do seu papel da difusão de ações de preservação e sustentabilidade junto às comunidades.

O tema da edição deste ano é “Os Educadores Ambientais no Mundo Globalizado”. Entre os nomes que estarão aqui em Maceió para debater e reciclar os conhecimentos dos educadores alagoanos está a consultora em educação ambiental, Moema Viezzer, que defende a criação de políticas públicas para o setor. Sua conferência abre o evento, às 16h, com o tema “A Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global no Contexto da Globalização”.

Amanhã, entram em discussão as mudanças climáticas e iniciativas sustentáveis no desenvolvimento científico. Especialistas em metereologia José Pietro, cientista da Agência Européia de Metereologia, e Nuno Moreira, do Instituto de Portugal, falam sobre o assunto.

Na sexta-feira, o geógrafo da Universidade Federal Fluminense, Carlos Walter Porto-Gonçalves, fala sobre globalização e natureza. Uma outra referência nacional que também estará em Maceió no último dia de evento é o diretor do Programa Nacional de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Marcos Sorrentino.

Ação integrante do programa de educação ambiental Lagoa Viva para fortalecer o conhecimento dos professores, o congresso deste ano é marcado por uma importante conquista – a criação de um curso de especialização em educação ambiental pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) direcionado para os educadores do programa e que teve ontem sua aula inaugural.

Os alunos assistidos pelo projeto mostram o que aprenderam num vídeo concebido durante o Coletivo Jovem, evento ambiental de três dias que tem como meta reforçar os conhecimentos e estimular a multiplicação dos valores absorvidos. O trabalho será exibido um dia antes do início do congresso.
SOBRE O PROGRAMA – O Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva é uma iniciativa da Braskem e as secretarias de educação do Estado e dos 17 municípios em que está presente.

A ação que integra o programa de responsabilidade social da empresa está completando seis anos e hoje dá educação continuada para cerca de mil professores em todo o Estado. As principais frentes do Lagoa Viva são o trabalho de disseminação da cultura da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável, por meio das escolas, nas comunidades e a formação de mão-de-obra para geração de renda.
O Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva começou com a comunidade do Pontal, em Maceió, expandiu para 17 municípios e continua crescendo. A mais recente comunidade a integrar a ação foi a de Maravilha, no Alto Sertão alagoano, onde a relação de seus habitantes com o importante bioma da caatinga já está sendo trabalhada desde o início do ano.

O Lagoa Viva está presente em Maceió, Barra de São Miguel, Pilar, Marechal Deodoro, Coqueiro Seco, Piaçabuçu, Branquinha, Viçosa, Feliz Deserto, Santa Luzia do Norte, Rio Largo, Coruripe, São Miguel dos Campos, Penedo, União dos Palmares, Messias e Ibateguara.

Fonte: Milena Andrade

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos